A Associação “Sector 9” apresentará oficialmente os três cartéis da temporada na Monumental “Celestino Graça” no próximo dia 27 de Janeiro, sábado, pelas 11 horas, no Largo do Seminário, em Santarém.

A composição dos cartéis é praticamente conhecida, posto que alguns órgãos de comunicação têm feito a sua investigação e, cruzando os dados, torna-se fácil chegar à solução, tanto mais que a Associação tem primado por um certo conservadorismo em termos de figuras equestres que apresenta no tauródromo escalabitano. A grande novidade, quando acontece, é sempre a figura do toureio a pé que actua na Feira, e essa já foi anunciada no início do ano pela própria Associação.

Assim, já sem grandes surpresas, a primeira corrida será a 16 de Março, integrada na programação das Festas de São José, na qual António Ribeiro Telles concederá a alternativa a seu sobrinho Tristão Ribeiro Telles Queiroz, sob testemunho dos marialvas da Torrinha que estão em actividade, ou seja, Manuel Telles Bastos, João Ribeiro Telles e António Ribeiro Telles (Filho). O último toiro, em princípio da Ganadaria Ribeiro Telles como todos os restantes, será lidado, em jeito de apoteose, por todos os cavaleiros que integram o cartel desta importante corrida. As pegas deverão estar confiadas aos Grupos de Forcados Amadores de Santarém e do Aposento da Moita do Ribatejo.

Depois, em Junho, por ocasião da Feira do Ribatejo / Feira Nacional de Agricultura, decorrerão duas corridas de toiros, a primeira, no dia 8 de Junho, à portuguesa e que celebrará o 60.º aniversário da Praça de Toiros Monumental “Celestino Graça”, cujo cartel será constituído pelos cavaleiros Francisco Palha, João Salgueiro da Costa e Miguel Moura, devendo as pegas estar a cargo do Grupo de Forcados Amadores de Santarém em solitário. Poderá reeditar-se o concurso de ganadarias, como no ano passado, ou lidar-se um curro de uma única divisa.

Por fim, na segunda-feira, 10 de Junho, Dia de Portugal, está já anunciada a presença do matador peruano Roca Rey, primeiríssima figura do toureio mundial, devendo actuar a cavalo João Moura Jr. e João Ribeiro Telles e pegando os Grupos de Forcados Amadores de Santarém e de Montemor. Os toiros para as lides a cavalo serão oriundos da ganadaria de Murteira Grave, enquanto Roca Rey enfrentará dois toiros de uma ganadaria espanhola.

Aguardemos a confirmação no próximo sábado, dia 27. Entretanto, a Associação “Sector 9” já apresentou as tabelas de preços para a Temporada e as três modalidades de Abono que serão postas em prática: Abono “Sector 9”, Abono Temporada e Abono Feira do Ribatejo. Cada uma destas modalidades tem diversas vantagens para os aficionados, sendo comum a todas o desconto do preço dos bilhetes e a escolha antecipada do lugar que vai ocupar.

Leia também...

XXIII Mês da Cultura Tauromáquica

Começou, dia 1 de Maio, a 23.ª edição do certame “Mês da Cultura Tauromáquica”, em Azambuja, que este ano regressa ao formato original, em…

Apresentação da Temporada escalabitana

Foram anunciados no passado sábado, dia 5 de Fevereiro, os três cartéis da temporada de 2022 na Monumental “Celestino Graça”, de Santarém. As corridas…

Parabéns, Amadores da Chamusca!

Na corrida em que assinalou o seu 50.º aniversário, o Grupo de Forcados Amadores da Chamusca registou um agradável triunfo, para o que muito…

Boas notícias de Valência

A Real Unión de los Criadores de Toros de Lídia reuniu-se com o conselheiro de “Agricultura, Ganadería y Pesca” da Generalitat Valenciana, José Luís…