Especialistas da fileira do azeite, organizações nacionais e representantes de instituições internacionais do Brasil, Espanha, França, Grécia, Itália, entre outros, debateram ontem o sector do azeite no World Olive Oil Summit, iniciativa que engloba o Congresso Nacional de Azeite e o Simpósio de Olivicultura e que decorre até hoje na 55ª Feira Nacional de Agricultura, certame que se realiza no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, até ao próximo dia 10 de Junho e que ontem contou com milhares de visitantes.

O Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luis Medeiros Vieira, manifestou sua satisfação pela realização do World Olive Oil Summit e afirmou que a olivicultura é um caso de sucesso na agricultura portuguesa. “O desenvolvimento na área do olival e azeite deve-se ao dinamismo, à inovação, à capacidade de ultrapassar obstáculos e à resiliência dos agricultores portugueses”, acrescentou.

José Gouveia, Embaixador do World Olive Oil Summit, referiu que a organização do evento tem como objectivo “divulgar e chamar a atenção para a importância do sector oleícola”, já que Portugal é um dos principais exportadores.

PUBLICIDADE

De acordo com este responsável, apesar da produção ter crescido exponencialmente, é necessário apostar na educação dos mais novos, no Ensino Superior e nas Escolas de Hotelaria onde ainda se usa pouco o azeite.

O Presidente da CAP, Eduardo Oliveira e Sousa, realçou o papel do sector agro-alimentar, uma área de “grande inovação tecnológica que tem um papel fundamental na economia e na saúde alimentar”, acrescentando que a “produção de azeite quadriplicou nos últimos 10 anos.”

No entanto, no âmbito da sua intervenção, Eduardo Oliveira e Sousa alertou para o anunciado decréscimo de orçamento da PAC, que será “negativo para os consumidores e para os cidadãos.”

No Congresso Nacional de Azeite, ao longo do dia abordaram-se as “Perspectivas do Comércio Mundial de Azeite”, as “Diferentes Abordagens ao Mercado” e os “Padrões de Consumo em Gastronomia e Turismo”, enquanto no Simpósio de Olivicultura estiveram presentes questões mais técnicas como a “Protecção da Oliveira” e as “Técnicas Culturais”.

Organizado pela CAP e com participação de associações nacionais e representações internacionais, realizou-se o colóquio relacionado com Organismos Geneticamente Modificados. O objectivo desta conferência internacional foi dar a conhecer os avanços da biotecnologia e a sua aplicação na agricultura do futuro contando com as perspectivas de oradores nacionais e internacionais peritos na matéria.

Durante o dia, a Jerónimo Martins apresentou o Manual de Agricultura Sustentável e deu a conhecer o trabalho conjunto que tem realizado neste âmbito com os seus fornecedores de frutas e legumes.

“Sustentabilidade e Valor Acrescentado” foi o mote para a realização de um seminário por iniciativa da Agrogarante e que teve a participação de várias empresas analisando temas como “Garantias e Instrumentos Financeiros para o Sector Primário” e “Tendências do Sector na Região”.

Com o objectivo de dar a conhecer a raça e alertar para as suas características decorreu o Workshop “O Cavalo do Sorraia – uma raça a promover e divulgar” no qual se abordou a “Caracterização da Raça Sorraia: Aspectos demográficos e genéticos”, a “Utilização de técnicas moleculares na conservação do Cavalo Sorraia” ou “A funcionalidade do Cavalo Sorraia”.

Presidente do PSD na Feira Nacional de Agricultura

O Presidente do PSD, Rui Rio, esteve ontem na Feira Nacional de Agricultura e aproveitou a visita para contactar com vários expositores durante o período em que esteve no certame.  Ao final da tarde, o líder dos sociais-democratas afirmou que “a Feira Nacional de Agricultura é a prova da qualidade e quantidade produção nacional e do desempenho da agricultura portuguesa.”

Quanto às negociações relativas à Politica Agrícola Comum referiu que os cortes previstos vão obrigar a uma “maior intervenção dos orçamentos nacionais”, mas Portugal terá que tentar “melhorar a situação no pilar referente ao desenvolvimento da agricultura.” Apesar do orçamento comunitário ter baixado, em especial devido à saída do Reino Unido da U.E. “continuaremos a reclamar junto da União Europeia para que Portugal consiga uma solução mais favorável. Temos de reforçar a posição portuguesa com o intuito de corrigir significativamente estas propostas”, acrescentou.

Dia do Município de Santarém 

Ontem foi o Dia de Santarém na 55ª Feira Nacional de Agricultura. A autarquia ofereceu convites a todos os que residem ou trabalham no concelho de Santarém e ao longo do dia registou-se uma assinalável moldura humana. Recorde-se que as pessoas com um Barrete de Campino (Genuíno) ou registadas na APP do Município também puderam entrar na FNA 18 sem pagar entrada.

Paralelamente, a Câmara Municipal de Santarém, apresentou ao público a “Carta Gastronómica do Ribatejo” e o projecto “In.Santarém”, iniciativa que aposta na valorização e reforço dos recursos culturais da cidade e na sua viabilização económica com o objectivo de “viver” o Centro Histórico da cidade.

Os HMB finalizaram a noite com uma actuação no Palco do Grande Ringue.

Hoje, sexta-feira dia 08 de Junho

Hoje, destaque para a presença do 1º Ministro António Costa, do comissário europeu da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Phil Hogan, e Carlos Moedas, comissário europeu para a Ciência, Investigação e Inovação, no congresso “Grandes Desafios para a Agricultura no Futuro”, organizado pela CAP  e que decorre no âmbito do “World Olive Oil Summit”.

Na área de animação, “David Antunes & The Midnight Band” e “Kura” actuam no Palco do Grande Ringue. 

HORÁRIOS

02 a 09 de Junho

Nave A “Prazer de Provar”: 12h00 – 22h30
Nave B: 10h00 – 22h30
Nave C: 10h00 – 00h00
Zona Exterior: 10h00 – 22h30
Actividades Lúdicas:10h00 – 03h00

Nota: A entrada no recinto é efectuada até à 01h00

Domingo, 10 de Junho

Nave A “Prazer de Provar”: 12h00 – 20h00
Nave B: 10h00 – 20h00
Nave C: 10h00 – 20h00
Zona Exterior: 10h00 – 20h00
Actividades Lúdicas:10h00 – 20h00

Nota: A entrada no recinto é efectuada até às 19h00

PUBLICIDADE
Leia também...

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…

Morreu Asdrúbal, figura de Santarém

Asdrúbal, figura icónica e popular de Santarém, faleceu na madrugada deste domingo,…

Condutor não respeita ordem de paragem e foge durante 25 km à GNR

Um homem de 31 anos foi detido e aguarda julgamento em prisão…