A Semana da Ascensão’24, a maior feira do concelho da Chamusca, decorre de hoje, dia 04 de Maio até 12 de Maio com concertos e mostras de artesanato num novo espaço “mais amplo”, revelou hoje o presidente da câmara.

“Este ano a grande novidade diz respeito à reconfiguração do espaço, nomeadamente no largo 25 de Abril, onde vamos ter um espaço mais amplo, mais aberto, devido às obras de regeneração urbana” realizadas no local, disse Paulo Queimado à Lusa.

A festa começa hoje com um concerto de Mickael Carreira e prossegue no domingo com um concerto da cantora e compositora cabo-verdiana, Soraia Ramos.

A Orquestra Típica Scalabitana sobe ao palco em 06 de maio, para interpretar um repertório inspirado no folclore e na música popular portuguesa.

Segue-se Rita Rocha, em 07 de maio, Carlão, no dia 08, Romana, no dia 09, GNR, no dia 10 e Bárbara Tinoco, no dia 11.

A Feira vai ter também um palco secundário para a realização de diversas iniciativas ligadas à cultura, à tradição e à arte etnográfica.

Neste palco está também prevista a realização de vários concertos protagonizados por músicos oriundos do concelho da Chamusca.

Segundo o presidente da Câmara da Chamusca, a feira tem como objetivo divulgar o artesanato da região e, para o efeito, a organização montou um espaço exclusivamente dedicado a esta arte, no pavilhão dos bombeiros.

“Tivemos a preocupação de montar um espaço para a realização de uma feira ligada ao artesanato, no pavilhão dos bombeiros. Queremos dar mais importância ao artesanato local e mostrar o que melhor se faz no nosso concelho”, disse o autarca.

De acordo com Paulo Queimado, o investimento na Semana da Ascensão’24 ronda os 450 mil euros, sendo esperado um retorno financeiro não só dos concertos, mas também da exposição de produtores e de agentes económicos.

“Esta feira gera retorno durante todo o ano, muitas empresas marcam presença na feira para vender os seus serviços e para promover o comércio do nosso território”, explicou.

Uma das grandes atrações da Semana da Ascensão é a tradicional entrada de toiros na Quinta-Feira de Ascensão, dia 09 de maio e feriado municipal, onde os toiros percorrem a artéria principal da vila, desde o Areal até à Centenária Praça de Toiros da Chamusca.

Em simultâneo, está também prevista a Feira Taurina da Ascensão, com duas corridas de toiros a decorrer no sábado, dia 04, e em 09 de maio.

No parque municipal, vão também ser montados diversos stands com atividades educativas direcionadas para todos os alunos do concelho, desde o ensino pré-escolar até ao ensino secundário. 

Leia também...

Reitor do Santuário de Fátima apela à coerência entre o que se professa e como se vive

O reitor do Santuário de Fátima, Carlos Cabecinhas, alertou hoje que “ser cristão não é um nome que se use, sem consequências”, mas obriga…

Perigo máximo de incêndio em cerca de 50 concelhos

Cerca de 50 concelhos de Portugal continental estão hoje em perigo máximo de incêndio devido ao tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar…

Rúben Marques lança livro na Biblioteca Municipal de Alcanena

Rúben Marques apresenta livro de poesia “Quem somos quando ninguém nos vê?” na Biblioteca Municipal de Alcanena. A Biblioteca Municipal de Alcanena recebeu, a…

Golegã organiza II Caminhada pelo Concelho

Realizou-se no último sábado, dia 24 de Fevereiro, a segunda Caminhada pelo Concelho dando continuidade ao projecto de caminhadas organizadas pelo Município da Golegã…