O Vitória Clube de Santarém está a escrever com letras douradas aquela que é a 20.ª temporada oficial do seu historial: depois do título distrital de juniores masculinos, o emblema vitoriana conquistou no passado sábado, pelo segundo ano consecutivo, o Campeonato Interdistrital de Seniores Femininos de Futsal das Associações de Santarém e Castelo Branco, fruto de triunfo diante da Associação Desportiva do Fundão, por 1-0.
Numa Nave Municipal de Santarém praticamente repleta, as comandadas de Leonor Meneses necessitavam, à partida, de um ponto para erguer o tão ambicionado troféu, e não facilitaram um milímetro ao valioso opositor, que conta com larga tradição no futsal nacional.
Depois de uma primeira parte sem alterações no marcador, o golo decisivo surgiria já no último terço do desafio, num momento inolvidável que entra directamente para os livros de história do clube: na sequência de uma defesa monumental, a guardiã Bárbara Pisco, plena de intenção, desfere um remate de costa a costa que faz anichar o esférico nas redes albicastrenses, levando ao delírio a enorme mancha azul e branca composta pela família vitoriana.
Até final, com as adversárias mais expostas, mercê de uma aposta na estratégia de guarda-redes subida, outras bolas passariam bem perto dos postes, mas o marcador não se alteraria até ao apito final da equipa de arbitragem, que apontou o caminho de uma festa que se estenderia pelas ruas de Santarém.
Para os registos, ficam os nomes das atletas Conxi, Andreia Neves, Catarina Menino, Marta Saraiva, Filipa Pedro, Maria Leonor, Ana Matias, Margarida Mendes, Carolina Clemente, Joana Limeiro, Bárbara Pisco, Beatriz Ferreira, Ana Sofia Ribeiro e Sofia Cruz, bem como do staff técnico que pontificou nesta caminhada: Leonor Meneses (treinadora principal), Teresa Trindade (treinadora-adjunta), Patrícia Santos (treinadora estagiária), Sérgio Reis e Andreia Metelo (delegados) e Patrícia Louro (massagista).
A acção prossegue no próximo sábado, 1 de Março, às 16h00, no Pavilhão Municipal do Caneiro (Ourém) com a disputa da grande final da Taça Distrital de Futsal da AF Santarém, diante do GDR Sardoal, onde as vitorianas procurarão averbar a “dobradinha”.
Iniciados em desvantagem na final do Distrital
Outro dos pratos fortes do fim de semana futsalístico do Vitória Clube de Santarém foi a disputa da 1.ª mão da final do Campeonato Distrital de Iniciados, com o emblema escalabitano, até então invicto na temporada, a sair derrotado por 5-6 na recepção à formação torrejana do Laranja Mecânica FC.
Ainda assim, louve-se a esplendorosa reacção dos comandados de Ivo Costa a uma tarde marcada pela desinspiração, conseguindo virar para 5-4 uma desvantagem madrugadora de quatro golos. Duas desatenções na etapa final do encontro, porém, ditariam o primeiro desaire da época e a desvantagem ao “intervalo” deste confronto decisivo.
A 2.ª mão terá lugar no próximo sábado, às 19h00, em Torres Novas.