Pela primeira vez desde a entrada em cena do escalão, em 2005/06, os seniores masculinos do Vitória Clube de Santarém dobram um ano isolados no 1.º posto do Campeonato Distrital de Futsal da AF Santarém.

Este histórico réveillon foi garantido no passado sábado, naquele que foi o último desafio oficial do ano de 2022, com a goleada por 11-1 obtida no reduto da AD Vale Travesso, em Caxarias, a valer à equipa orientada por João Carmo Correia mais três importantíssimos pontos.

Os vitorianos aproveitaram o deslize caseiro da CB Golegã diante do GD Ribeira Fárrio para descolarem no topo da geral, onde se posicionam agora pela primeira vez sem companhia esta época, detendo uma vantagem de três pontos sobre aquele opositor, fruto de um pecúlio de sete vitórias em oito jornadas disputadas.

Na partida de Caxarias, ficou, de resto, bem patente a política levada a cabo pelo emblema vitoriano, cujos 14 jogadores convocados apresentaram uma média de idades de 20,2 anos.

Após longas temporadas marcadas pela forte aposta na formação de atletas, área na qual é reconhecidamente uma das maiores referências a nível nacional, o Vitória Clube de Santarém encontra-se finalmente em condições de cumprir a missão que vem assumindo enquanto Entidade Formadora Certificada com 4 Estrelas: compor uma competitiva equipa sénior quase exclusivamente com jovens provenientes das suas camadas jovens, plenamente identificados com os valores do clube.

Se chegará para atingir a tão curto prazo os ambicionados títulos, só o tempo e o trabalho o dirão. Para já, os registos são os melhores de sempre e, desde o momento em que o técnico João Correia assumiu o comando da equipa, os números revelam-se animadores: em 17 jogos oficiais, 13 triunfos, 1 empate e apenas 3 desaires.

Juniores renascem com exibição de gala

No plano da formação, tem-se verificado mais uma temporada ao nível que o clube azul e branco tem habituado os adeptos do futsal, seguindo invariavelmente nos lugares cimeiros de todas as provas em que está inserido.

Neste particular, realce-se a goleada categórica aplicada no domingo pela equipa júnior masculina, por 9-2, no clássico frente ao CAD Coruche, feito que relança os vitorianos na luta pelo título distrital da categoria.

Após uma primeira volta em que deixaram pelo caminho cinco preciosos pontos, os pupilos de Ricardo Catrola dependem agora apenas de si próprios para terminar o Campeonato Distrital no 1.º posto, voltando a sonhar com mais uma presença na Taça Nacional da FPF.

Nas cinco complicadas rondas em falta, porém, destaca-se o difícil confronto diante do CD Os Patos, atual campeão distrital, marcado para o dia 22 de janeiro de 2023.

Sub-15 a três pontos da história

Ao nível das competições nacionais, louve- se a extraordinária caminhada que vem sendo protagonizada pela equipa sub-15 do Vitória Clube de Santarém, que, a apenas duas jornadas do final da 1.ª volta, se encontra à distância de três pontos de garantir, pela primeira vez, aquela que seria uma histórica qualificação para a Fase de Apuramento de Campeão do Campeonato Nacional do escalão.

No passado domingo, os comandados de Ivo Costa somaram mais um triunfo fora de portas, goleando em Leiria o CCR Telheiro por 4-0, num recinto onde nunca haviam saído triunfantes nas últimas quatro temporadas.

Agora, o apuramento para a próxima fase e, simultaneamente, a manutenção na prova em 2023/24 podem ficar garantidos no primeiro desafio do novo ano, marcado para o dia 8 de janeiro, em casa, frente à Casa do Benfica em Charneca de Caparica, precisamente o mais próximo perseguidor dos vitorianos (apenas dois pontos abaixo na tabela).

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.