O Serviço de Nefrologia do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) foi à escola comemorar o Dia Mundial do Rim e sensibilizar os jovens para a importância da saúde renal. Três médicas internas da instituição despiram a bata da consulta e vestiram a de “professoras”, e ofereceram a 60 alunos de três turmas do sexto ano de escolaridade da escola Artur Gonçalves, em Torres Novas, uma aula diferente, em que se aprendeu mais sobre a morfologia dos rins, sobre a doença renal crónica e a sua prevenção.

Na próxima segunda-feira, as três médicas do CHMT vão à escola de Riachos. Ao todo, vão ser impactadas mais de uma centena de crianças com esta iniciativa de literacia em saúde que levou o hospital a sair das suas quatro paredes até às escolas da região de Torres Novas, onde está localizado o Serviço de Nefrologia do CHMT.

Inspirado pelo mote lançado este ano pelas celebrações do Dia Mundial do Rim – “Saúde Renal Para Todos: Preparar-se para o inesperado, apoiando o vulnerável!”, o CHMT associou-se com esta iniciativa às comemorações internacionais. Acreditando que a saúde renal começa na infância, e que os jovens são o futuro da sociedade e agentes de mudança junto das suas famílias, pretendeu-se gerar uma ação em cadeia e sensibilizar amigos, pais, avós e outros familiares para a prevenção da doença renal.

Esta “aula”, ministrada pelos profissionais de saúde do CHMT, foi integrada no conteúdo programático da disciplina de Ciências da Natureza. O objetivo foi explicar de uma maneira lúdica o sistema urinário e o seu funcionamento. Para além de uma apresentação teórica, os alunos puderam assistir à dissecação de um rim de porco pelos profissionais de saúde e realizar uma experiência prática sobre a filtração de um rim.

A atividade desenvolvida promoveu também uma sensibilização sobre os hábitos de vida saudável a adotar para a prevenção da doença renal, entre os quais a prática regular de exercício físico, a redução do consumo de sal na dieta e a importância de uma correta hidratação diária.

A atividade terminou com o registo fotográfico no contexto da campanha internacional #ShowYourKidneys, que colocou as três turmas de Torres Novas no mapa da sensibilização contra a doença renal crónica. Foram também distribuídos folhetos lúdicos que o CHMT preparou especificamente para a comunidade escolar, com mensagens e curiosidades sobre os rins, e oferecidas garrafas de água com mensagens alusivas ao rim e às suas funções, sendo esta ação possível graças a um patrocínio das Águas São Silvestre.

O Dia Mundial do Rim é uma campanha global de saúde pública, cujo objetivo é chamar a atenção de toda a população para a importância da função dos rins na saúde, pretendendo reduzir o impacto e frequência da doença renal crónica a nível mundial. A Doença Renal Crónica é uma doença que se caracteriza pela perda progressiva de função renal num período de meses a anos. Afeta uma em cada dez pessoas da população mundial e, apesar da sua gravidade ser variável, é uma doença crónica, incurável e que motiva a necessidade de cuidados de saúde durante toda a vida.

Leia também...

Sub-comando da Lezíria do Tejo com mais de 470 meios terrestres na fase Delta 

O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) na sub-região da Lezíria do Tejo, divulgado hoje, vai contar com mais de 470 meios…

Relação entre Igreja e Arquitetura debatida em Fátima

A relação entre Igreja e Arquitetura é o ponto de partida para a 18.ª Jornada Nacional da Pastoral da Cultura, que, em 14 de…

Cerimónias oficiais do 25 de Abril em Alcanena sem público

A Câmara de Alcanena mantém as comemorações oficiais do 46.º aniversário do 25 de Abril, previstas para sábado, mas sem a presença de público,…

Vale de Cavalos recebe 2.ª Edição do Festival das Sopas Ribatejanas

A 2.ª edição do Festival das Sopas Ribatejanas começa hoje em Vale de Cavalos, no concelho da Chamusca, numa iniciativa em que serão servidas…