O Serviço de Nefrologia do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) foi à escola comemorar o Dia Mundial do Rim e sensibilizar os jovens para a importância da saúde renal. Três médicas internas da instituição despiram a bata da consulta e vestiram a de “professoras”, e ofereceram a 60 alunos de três turmas do sexto ano de escolaridade da escola Artur Gonçalves, em Torres Novas, uma aula diferente, em que se aprendeu mais sobre a morfologia dos rins, sobre a doença renal crónica e a sua prevenção.

Na próxima segunda-feira, as três médicas do CHMT vão à escola de Riachos. Ao todo, vão ser impactadas mais de uma centena de crianças com esta iniciativa de literacia em saúde que levou o hospital a sair das suas quatro paredes até às escolas da região de Torres Novas, onde está localizado o Serviço de Nefrologia do CHMT.

Inspirado pelo mote lançado este ano pelas celebrações do Dia Mundial do Rim – “Saúde Renal Para Todos: Preparar-se para o inesperado, apoiando o vulnerável!”, o CHMT associou-se com esta iniciativa às comemorações internacionais. Acreditando que a saúde renal começa na infância, e que os jovens são o futuro da sociedade e agentes de mudança junto das suas famílias, pretendeu-se gerar uma ação em cadeia e sensibilizar amigos, pais, avós e outros familiares para a prevenção da doença renal.

Esta “aula”, ministrada pelos profissionais de saúde do CHMT, foi integrada no conteúdo programático da disciplina de Ciências da Natureza. O objetivo foi explicar de uma maneira lúdica o sistema urinário e o seu funcionamento. Para além de uma apresentação teórica, os alunos puderam assistir à dissecação de um rim de porco pelos profissionais de saúde e realizar uma experiência prática sobre a filtração de um rim.

A atividade desenvolvida promoveu também uma sensibilização sobre os hábitos de vida saudável a adotar para a prevenção da doença renal, entre os quais a prática regular de exercício físico, a redução do consumo de sal na dieta e a importância de uma correta hidratação diária.

A atividade terminou com o registo fotográfico no contexto da campanha internacional #ShowYourKidneys, que colocou as três turmas de Torres Novas no mapa da sensibilização contra a doença renal crónica. Foram também distribuídos folhetos lúdicos que o CHMT preparou especificamente para a comunidade escolar, com mensagens e curiosidades sobre os rins, e oferecidas garrafas de água com mensagens alusivas ao rim e às suas funções, sendo esta ação possível graças a um patrocínio das Águas São Silvestre.

O Dia Mundial do Rim é uma campanha global de saúde pública, cujo objetivo é chamar a atenção de toda a população para a importância da função dos rins na saúde, pretendendo reduzir o impacto e frequência da doença renal crónica a nível mundial. A Doença Renal Crónica é uma doença que se caracteriza pela perda progressiva de função renal num período de meses a anos. Afeta uma em cada dez pessoas da população mundial e, apesar da sua gravidade ser variável, é uma doença crónica, incurável e que motiva a necessidade de cuidados de saúde durante toda a vida.

Leia também...

Congresso das Escolas Superiores Agrárias reúne conhecimento científico em Santarém

A Escola Superior Agrária de Santarém (ESAS) vai organizar, nos dias 3 e 4 de Novembro de 2022, o IV Congresso Nacional das Escolas…

Hospital de Abrantes retoma visitas suspensas desde terça-feira

O Hospital de Abrantes, do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), retomou as visitas aos doentes internados no Serviço de Urgência, depois de as…

Atleta de Abrantes convocada para representar Portugal no Campeonato do Mundo da World Shotokan Karate Association

Salomé Guiomar, natural de Abrantes, é atleta do Centro de Karate-do Shotokan do Pego e foi recentemente convocada para a Seleção Nacional da Liga…

Filipe Martins espera mais um embate de equilíbrio entre Casa Pia e Rio Ave

O treinador do Casa Pia, Filipe Martins, disse hoje esperar um embate equilibrado diante do Rio Ave, na quarta jornada da I Liga portuguesa…