Cerca de cem pessoas participaram na tarde de ontem, dia 16 de Maio, na Casa do Brasil em Santarém, na sessão Concelhia de divulgação do IFRRU 2020 – Instrumento Financeiro de Reabilitação e Revitalização Urbanas, promovida pelo Município de Santarém e pelo IFRRU 2020, com vista à divulgação de oportunidades de financiamento proporcionadas à reabilitação urbana. Jorge Rodrigues, Vereador da Câmara de Santarém, participou nesta sessão, juntamente com Abel Mascarenhas, Presidente da Comissão Diretiva da Estrutura de Gestão do IFRRU.

Jorge Rodrigues explicou que “com a alteração da legislação aplicável ao IFRRU, basta que o imóvel que se pretende reabilitar esteja em ARU – Áreas de Reabilitação Urbana, quando, anteriormente, tinham de estar em ARU com PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PARU – Plano de Ação de Regeneração Urbana ou PAICD – Plano de Ação Integrado para as Comunidades Desfavorecidas), para poder aceder ao instrumento financeiro”.

O Vereador da Câmara Municipal de Santarém esclareceu ainda que, devido “a esta alteração e de forma a potenciar a reabilitação do edificado por todo o Concelho, de modo a assegurar a igualdade entre os munícipes, no acesso a oportunidades de financiamento e à obtenção de benefícios fiscais”, para além da promoção da coesão social e territorial, “o município está a definir critérios de delimitação e prioridades de intervenção, de modo a definir e alargar o desenho de ARUS, nas freguesias rurais que cumpram os critérios de delimitação”.

O IFRRU 2020 tem como objectivo potenciar mais investimento, reunindo para o efeito “diversas fontes de financiamento, quer fundos europeus do PORTUGAL 2020, quer fundos provenientes de outras entidades como o Banco Europeu de Investimento e o Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa, conjugando-os com fundos da banca comercial”.

O IFRRU 2020 é co-financiado por todos os Programas Operacionais Regionais e pelo PO SEUR – Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

Leia também...

Mais de 50 concelhos do interior Norte e Centro em risco máximo de incêndio

Mais de 50 concelhos do interior Norte e Centro estão hoje em risco máximo de incêndio, disse o Instituto Português do Mar e da…

Serviço de Psiquiatria do CHMT recebe prémio da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental

O Serviço de Psiquiatria do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) recebeu o primeiro prémio da “Bolsa Psiquiatria: Intervenção Comunitária em Saúde Mental”, atribuído…

Santarém vai contrair empréstimos de 12ME para infraestruturas prioritárias e desportivas

O município de Santarém vai contrair dois empréstimos num valor total de 12 milhões de euros para construir infraestruturas “de caráter estratégico e prioritário”,…

IPSantarém acolhe o primeiro empreendedor do projecto Empowered Startups

O Politécnico de Santarém assinou, no passado dia 23 de Março, uma parceria com a Empowered Startups. Este projecto tem como objectivo criar ligação…