Imagem ilustrativa

Sete distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido à chuva forte, com Faro e Beja a estarem em alerta amarelo devido ao vento, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O aviso por precipitação, por vezes forte, que pode ser de granizo e acompanhada de trovoada, é válido até às 21:00 de hoje, para os distritos de Évora, Guarda, Setúbal, Santarém, Lisboa e Portalegre. Em Castelo Branco, o alerta termina às 00:00 de sexta-feira.

Faro e Beja estão até às 21:00 de hoje sob aviso amarelo devido ao vento “sudoeste rodando para oeste com rajadas até 75 km/h, em especial no litoral e nas serras”, referiu o IPMA, em comunicado.

Estes dois distritos estarão sob o mesmo aviso entre as 06:00 e as 12:00 de sexta-feira, enquanto em Setúbal, Viana do Castelo, Porto, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga o alerta é entre as 12:00 de sexta-feira e as 12:00 de sábado.

Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga estão sob aviso amarelo devido à agitação marítima, passando a laranja a partir das 00:00 de sábado, até às 00:00 de domingo. Já Faro, Setúbal e Beja estão sob alerta amarelo devido à agitação marítima até às 06:00 de domingo.

A passagem da depressão Martinho em Portugal continental, que levou a serem lançados alertas laranja devido ao vento e chuva na quinta-feira, provocou 7.809 ocorrências entre as 00:00 de quarta-feira e as 16:00 de hoje, em que a região mais afetada é a de Lisboa e Vale do Tejo.

A maioria das ocorrências registadas está relacionada com a queda de árvores, com um total de 4.240 situações, o que corresponde a 54% do total, indicou à agência Lusa o oficial de operações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) Pedro Araújo.

No mesmo período, a Proteção Civil registou cerca de 1.900 ocorrências por quedas de estruturas e 1.480 associadas à limpeza de vias.

Pedro Araújo adiantou que, das 7.809 situações registadas em Portugal continental, a maioria foi na região de Lisboa e Vale do Tejo, com 4.732, o que representa 61% do total, a que se juntam 1.610 na região Centro.

Leia também...

Nova subestação E-REDES inaugurada em Alpiarça

A nova Subestação E-REDES de Alpiarça, localizada na Zona Industrial de Alpiarça,…

M1lhão sai no concelho de Santarém

Santarém tem mais um milionário.

Festival Dançarão de 14 a 16 de julho na zona ribeirinha de Mação

A zona ribeirinha junto ao rio Tejo, em Ortiga, no concelho de…
Foto ilustrativa

Mulher detida por tráfico de droga em Alpiarça

Uma mulher com 20 anos foi detida, em flagrante delito, por tráfico…