O contrato de exploração de minérios e areias da Sifucel, em Rio Maior, foi prorrogado por mais dez anos, de acordo com uma adenda ao contrato entre a empresa e a Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).

O pedido de prorrogação do contrato de exploração foi apresentado pela Sifucel – Sílicas SA, localizada em Rio Maior, e aprovado pelo director Geral de Energia e Geologia, João Bernardo, num despacho em que prolonga o prazo de exploração até Setembro de 2031.

A decisão obrigava, no entanto, à assinatura de uma adenda ao contrato entre o Estado, a DGEG e a empresa, cujo clausulado foi publicado pelo Governo no passado dia 28 de outubro.

A adenda estabelece que a empresa, do Grupo Parapedra, é obrigada ao pagamento de uma caução de 30 mil euros, acrescida de uma componente variável calculada tendo em conta o plano de lavra e as áreas intervencionadas, entre outros fatores.

O contrato com a DGEG obriga ainda a empresa a um pagamento anual fixo de 10 mil euros e um encargo anual variável de 3% do “valor à boca da mina dos produtos mineiros ou concentrados expedidos ou utilizados”, pode ler-se na adenda.

O documento estabelece ainda que destes encargos de exploração, 65% serão pagos à DGEG e 35% à Câmara Municipal de Rio Maior.

O encargo anual fixo será automaticamente atualizado ao fim de cinco anos de contrato, data em que poderá ser também revisto o encargo variável “com base na viação do índice médio de preços ao consumidor, no continente, relativo ao ano anterior”, refere a publicação.

A adenda ao contrato estabelece ainda como obrigações da sociedade que os trabalhos de exploração sejam feitos em conformidade com o plano de lavra, o programa e as áreas de exploração aprovadas, bem como em cumprimento da Declaração de Impacto Ambiental (DIA) já aprovada.

Em caso de incumprimento das cláusulas contratuais, a empresa incorre em sanções que, dependendo da sua gravidade, poderão oscilar entre os 1.000 e os 10 mil euros.

A Sifucel teve o seu primeiro contrato de exploração aprovado em 2006 e viu aprovadas renovações sucessivas em 2011, 2019 e, este último, em setembro de 2021.

Na sua página na internet, a Sifucel dá nota de que a exploração de Rio Maior, onde está instalada a primeira grande lagoa de exploração, pelo sistema de dragagem através de ‘pipeline’, tem uma capacidade de produção de 4.000 toneladas diárias e está vocacionada, sobretudo, para o marcado externo.

Além desta exploração, a Sifucel possui unidades em Alcácer do Sal e Mosteiros/Alcanede.

Leia também...

Alunos de Torres Novas visitam Águas do Ribatejo

Um grupo de estudantes do 3.º ano do Curso de Animador Sociocultural…
Foto ilustrativa

Um detido em flagrante por furto em estabelecimento comercial

O Comando Territorial de Santarém, através do Posto Territorial de Vila Nova…

Festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo levaram milhares a Coruche

O Parque do Sorraia foi palco, no passado dia 14, da cerimónia…
Foto Ilustrativa

Aeroporto: Regiões de Leiria e de Coimbra, Médio Tejo e Beira Baixa defendem Santarém como escolha ideal 

As comunidades intermunicipais (CIM) das regiões de Leiria e de Coimbra, e…