A Associação de Moradores do Centro Histórico de Santarém (AMCHS) realizou no passado sábado, dia 08, uma ação simbólica para alertar para o estacionamento irregular na cidade. Durante a manhã, os elementos da associação percorreram as principais ruas do Centro Histórico e aplicaram “multas fictícias” a mais de 150 viaturas estacionadas indevidamente.

O objectivo da iniciativa foi chamar a atenção para a necessidade de uma maior fiscalização e de medidas eficazes para disciplinar o estacionamento na zona histórica da cidade. “Entendemos que era importante dar visibilidade, outra vez, a este tema. Em apenas duas horas, colocámos multas fictícias em mais de centena e meia de veículos”, explicou Francisco Pombas, presidente da AMCHS.

A associação tem vindo a alertar para este problema há vários anos e sublinha que o “estacionamento anárquico” continua a ser um dos principais entraves à mobilidade no Centro Histórico. A falta de regulação, aliada à ausência de acções sancionatórias e pedagógicas, tem resultado em constrangimentos para os residentes e visitantes.

“Os moradores têm muita dificuldade, não só em estacionar, como em deslocar-se. O primeiro passo é que as autoridades, a Câmara Municipal e a PSP tenham uma ação conjunta para pôr fim a esta situação”, reforçou Francisco Pombas.

Na sequência da ação, a AMCHS pretende apresentar os resultados da iniciativa na reunião pública da Câmara Municipal de Santarém, que se realiza hoje, desafiando o executivo a tomar medidas concretas para resolver o problema do estacionamento abusivo no Centro Histórico.

Leia também...

Arquivado processo contra cidadãos que estavam junto à nascente do rio Almonda

O Ministério Público mandou arquivar por falta de provas a participação movida pela empresa Renova contra vários cidadãos que passaram o ‘Dia da Espiga’…

Município do Entroncamento promove caminhada solidária “Passeio da Memória”

A Associação Alzheimer Portugal, com a colaboração do Município do Entroncamento organiza amanhã, dia 26 de Setembro, o “Passeio da Memória”. O Passeio da…

Lezíria rejeita novo Programa Operacional sem criação de região com Médio Tejo e Oeste

A Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) só aceita um novo Programa Operacional se este for associado à “prometida” região a formar com…

Inscrições abertas para passeio interpretativo na Reserva Natural do Paul do Boquilobo

O Município de Torres Novas, com apoio técnico da associação 30POR1Linha, irá promover, no próximo dia 4 de Fevereiro, um passeio interpretativo no Paul…