A Associação de Moradores do Centro Histórico de Santarém (AMCHS) realizou no passado sábado, dia 08, uma ação simbólica para alertar para o estacionamento irregular na cidade. Durante a manhã, os elementos da associação percorreram as principais ruas do Centro Histórico e aplicaram “multas fictícias” a mais de 150 viaturas estacionadas indevidamente.

O objectivo da iniciativa foi chamar a atenção para a necessidade de uma maior fiscalização e de medidas eficazes para disciplinar o estacionamento na zona histórica da cidade. “Entendemos que era importante dar visibilidade, outra vez, a este tema. Em apenas duas horas, colocámos multas fictícias em mais de centena e meia de veículos”, explicou Francisco Pombas, presidente da AMCHS.

A associação tem vindo a alertar para este problema há vários anos e sublinha que o “estacionamento anárquico” continua a ser um dos principais entraves à mobilidade no Centro Histórico. A falta de regulação, aliada à ausência de acções sancionatórias e pedagógicas, tem resultado em constrangimentos para os residentes e visitantes.

“Os moradores têm muita dificuldade, não só em estacionar, como em deslocar-se. O primeiro passo é que as autoridades, a Câmara Municipal e a PSP tenham uma ação conjunta para pôr fim a esta situação”, reforçou Francisco Pombas.

Na sequência da ação, a AMCHS pretende apresentar os resultados da iniciativa na reunião pública da Câmara Municipal de Santarém, que se realiza hoje, desafiando o executivo a tomar medidas concretas para resolver o problema do estacionamento abusivo no Centro Histórico.

Leia também...

Lojas Goldenergy: há sempre uma perto de si

Já alguma vez ouviu falar nas lojas da Goldenergy? Esta comercializadora tem ganhado cada vez mais espaço no mercado livre de eletricidade em Portugal…

IAPMEI diz que Supremo Administrativo não se pronunciou sobre encerramento da Fabrióleo

O IAPMEI afirmou que o Supremo Tribunal Administrativo não se pronunciou sobre o encerramento da Fabrióleo, indústria de Torres Novas, mandando o Tribunal Central…

Pedida absolvição no processo em que é visado ex-presidente da Câmara do Cartaxo Paulo Varanda

O Ministério Público pediu hoje a absolvição dos quatro arguidos no processo de participação económica em negócio, entre os quais o ex-presidente da Câmara…

Casamento solidário une Marco e Laura em cerimónia inesquecível

O amor e a solidariedade estiveram lado a lado, sábado, 18 de Outubro, em Fontainhas, Santarém, com a celebração do casamento de Marco e…