A Associação de Moradores do Centro Histórico de Santarém (AMCHS) realizou no passado sábado, dia 08, uma ação simbólica para alertar para o estacionamento irregular na cidade. Durante a manhã, os elementos da associação percorreram as principais ruas do Centro Histórico e aplicaram “multas fictícias” a mais de 150 viaturas estacionadas indevidamente.

O objectivo da iniciativa foi chamar a atenção para a necessidade de uma maior fiscalização e de medidas eficazes para disciplinar o estacionamento na zona histórica da cidade. “Entendemos que era importante dar visibilidade, outra vez, a este tema. Em apenas duas horas, colocámos multas fictícias em mais de centena e meia de veículos”, explicou Francisco Pombas, presidente da AMCHS.

A associação tem vindo a alertar para este problema há vários anos e sublinha que o “estacionamento anárquico” continua a ser um dos principais entraves à mobilidade no Centro Histórico. A falta de regulação, aliada à ausência de acções sancionatórias e pedagógicas, tem resultado em constrangimentos para os residentes e visitantes.

“Os moradores têm muita dificuldade, não só em estacionar, como em deslocar-se. O primeiro passo é que as autoridades, a Câmara Municipal e a PSP tenham uma ação conjunta para pôr fim a esta situação”, reforçou Francisco Pombas.

Na sequência da ação, a AMCHS pretende apresentar os resultados da iniciativa na reunião pública da Câmara Municipal de Santarém, que se realiza hoje, desafiando o executivo a tomar medidas concretas para resolver o problema do estacionamento abusivo no Centro Histórico.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...
Foto ilustrativa

Dezanove concelhos de quatro distritos em perigo máximo de incêndio

Dezanove concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Castelo Branco e Santarém apresentam…

Padre Bruno Filipe ordenado na Igreja de Santa Clara em Santarém

Foi nomeado pároco das paróquias de Fazendas de Almeirim e da Raposa.

Santarém sob aviso amarelo no sábado devido à chuva e trovoada

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje 12…
Foto de arquivo

Moita Flores considera “injusto” processo por obras em Santarém e ataca sucessor

O ex-presidente da Câmara de Santarém Moita Flores acusou o seu sucessor…