Foi retomado hoje, dia 30 de janeiro, o sistema partilhado de bicicletas, BUE – Bicicletas Urbanas do Entroncamento. O sistema nos últimos meses foi revisto e reforçado de forma a acabar com actos de vandalismo que causaram danos consideráveis no património da cidade.

Este sistema foi implementado no âmbito da estratégia de políticas públicas de planeamento e desenvolvimento sustentável, tendo em conta a rede existente na cidade de percursos cicláveis que permitem incentivar e promover a utilização de uma rede de mobilidade suave em meio urbano.

A par do sistema BUE, está também implementado o sistema de bicicletas meioB – bicicletas elétricas partilhadas da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo. Estes dois sistemas são complementares e funcionam de forma integrada, nomeadamente as bicicletas e as estações de carregamento. O que distingue os dois sistemas é o facto das BUE apenas poderem circular dentro dos limites do concelho e as meioB poderem circular entre todos os concelhos do Médio Tejo.

A marcar este reinício realizou-se um percurso de bicicleta entre os Paços do Concelho e a Escola Secundária, por alguns elementos do executivo, funcionários afetos a este sistema e pela Brigada BUE COOL, formada por um grupo de alunos, do Curso Profissional de Desporto do AECE – Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento.

A formação desta Brigada tem como objetivos a promoção de valores de cidadania ativa junto dos jovens, nomeadamente através da promoção da boa utilização e na divulgação dos equipamentos.

Para conhecer o funcionamento do Sistema BUE consulte toda a informação em: https://bue.cm-entroncamento.pt/

Leia também...

Risco de queda leva a corte de árvore na Rua Dr. Virgílio Arruda

O Município de Santarém identificou uma árvore, da espécie Tília, em mau estado fitossanitário, localizada na Rua Dr. Virgílio Arruda, pelo que por razões…

Presidente da CIM espera que obra estrutural do Governo para o Tejo saia do papel

A presidente da comunidade intermunicipal do Médio Tejo (CIM/MT), Anabela Freitas, disse hoje esperar que as obras estruturais preconizadas pelo Governo para enfrentar os…

“A escrita pode mover montanhas”

Com o olhar atento ao mistério de reprodução da vida no âmago da natureza, os seus ciclos repetidos, “No Tempo Lento”, obra de estreia…

Abrantes e Barquinha recebem apoios financeiros para projetos turísticos “estruturantes”

O Turismo de Portugal vai apoiar com cerca de 650 mil euros dois projetos considerados “estruturantes” nos concelhos de Abrantes e Vila Nova da…