O número de infectados com o novo coronavírus no lar Fausta Nobre, em Rio Maior, subiu para 68, sendo 49 utentes e 19 funcionários.

O presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Filipe Santana Dias, afirmou que os resultados dos testes conhecidos na terça-feira, 1 de Dezembro, revelaram mais 54 casos de covid-19, a que se somam 14 dos 16 conhecidos no passado dia 20 de Novembro (dois dos quais tiveram agora resultado negativo).

Apenas cinco utentes do lar, que se encontram acamados e sem qualquer contacto com os restantes, tiveram resultado negativo, disse.

Filipe Dias adiantou que os utentes e os funcionários que tiveram resultado positivo ao SARS-CoV-2 não apresentam sintomas da doença. Na quarta-feira será feita uma desinfecção total na instituição.

Segundo o autarca, após nova visita técnica realizada ontem, juntamente com o delegado de saúde, foi decidido manter os idosos na instituição, reforçando as medidas que haviam sido já decretadas, num esforço para conter a infecção e conseguir que na próxima testagem, no máximo dentro de 10 dias, haja uma reversão.

O surto foi conhecido depois de uma funcionária ter surgido infectada, no dia 18 de Novembro.

Dois dias depois, quando foram conhecidos os primeiros resultados dos testes realizados a todos os utentes e funcionários, o edifício foi dividido em três alas, uma destinada aos utentes que tiveram resultado positivo, outra para os que tiveram resultado negativo, mas tiveram contacto, e outra para os que não tiveram qualquer contacto.

Filipe Santana Dias considerou que, a serem cumpridas à risca, estas medidas teriam reduzido o risco de contágio, questionando assim o que correu mal para que o surto tivesse alastrado em pouco mais de uma semana.

Com 20.379 habitantes, o concelho de Rio Maior teve até ao momento 290 casos de covid-19, tendo registado seis óbitos.

Em Portugal, morreram 4.577 pessoas dos 300.462 casos de infecção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Leia também...

Desafios da Economia Circular e da Indústria 4.0 debatem-se em Ourém

A Economia Circular e a Indústria 4.0 já não são conceitos futuristas, são hoje uma realidade que começa a ter efeitos nos indicadores operacionais…

Abrantes cria linhas telefónicas para apoio no acesso a bens essenciais

A Câmara de Abrantes lançou a iniciativa “Fique em Casa e em Segurança”, que pretende apoiar a população com mais de 65 anos, doentes…

Vários postos sem combustível no distrito de Santarém

Vários postos de combustível do distrito de Santarém já tem falta de combustível, na sequência da greve nacional decretada pelos motoristas de matérias perigosas.…

Subsídios de desemprego que acabem em 2021 estendem-se por mais 6 meses de forma automática

Os subsídios de desemprego que terminarem em 2021 serão prorrogados por seis meses de forma “automática” não sendo necessário entregar um pedido para esse…