A Sociedade Recreativa Operária de Santarém (SRO), reactivou recentemente o Grupo Cénico da SRO que estreou já este mês com o espectáculo “Conserto para Concerto”.

O projecto da SRO é um teatro de comédia, que o grupo pretende desenvolver como sua identidade artística. O Grupo Cénico, assim chamado, ressurge ao fim de 103 anos depois daquela colectividade ter sido uma das mais importantes na dinâmica teatral da cidade, segundo a foto original encontrada no sotão, e restaurada pelo Mestre Quintino Suspiro.

Desde que foi fundada em 1915 que a SRO sempre orientou a sua acção para actividades culturais, de promoção social e cívica, dirigidas aos operários, proporcionando-lhes condições para a ocupação saudável de tempos livres e de lazer. Por esse facto foi adoptado como patrono da Colectividade o Padre Francisco Nunes da Silva, que no seu testamento contemplava a defesa do Operariado.

O seu grupo de teatro foi fundado em 1916, e levou à cena vários êxitos até ao princípio da década de 60, altura em que a conjuntura política de então, marcada pelo início da guerra em África, fez terminar a sua actividade.

A vivência desta colectividade permite a todos a fruição de diversas actividades sócio-culturais, de lazer, e beneméritas (Dadores de Sangue), tendo actualmente uma relevante dinâmica.

O actual Grupo Cénico da SRO voltará a apresentar o seu espectáculo no próximo dia 3 de Maio, às 21h30, na sua sede.

Leia também...

Ana Simão lança novo livro ‘Foste a Mentira Perfeita’

A escritora Ana Simão vai lançar o seu mais recente livro ‘Foste…

Tauromaquia em protesto por exclusão do plano de desconfinamento

Um protesto convocado pela Federação Portuguesa de Tauromaquia (ProToiro) vai decorrer em…

Festival Celestino Graça põe Santarém a dançar

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=FqpjzaQWg8Y&w=560&h=315] Decorreu hoje a inauguração oficial do Festival Celestino Graça junto…

Vocalista da Quinta do Bill lança o primeiro álbum a solo

Carlos Moisés, vocalista da Quinta do Bill desde 1987, lança esta sexta-feira,…