A seleção surdolímpica da Ucrânia está concentrada no Centro de Alto Rendimento (CAR) de Rio Maior, a caminho dos Jogos Surdolímpicos no Brasil, em Maio, anunciou a Federação Portuguesa de Natação (FPN).

A comitiva conta com 15 nadadores e seis técnicos e mudou-se para Rio Maior proveniente do Funchal, a caminho dos Surdolímpicos de 01 a 15 de Maio.

A investida militar russa em solo ucraniano ‘apanhou’ a equipa na Madeira, mudando-se agora para o CAR de Rio Maior ao abrigo de um protocolo entre a FPN, o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e os municípios que alberguem CAR.

“Estamos gratos a Portugal e à FPN pela preciosa ajuda que nos tem vindo a dar. Estamos numa situação difícil, porque não sabemos o futuro do nosso país”, declarou a treinadora Olena Kuznitsova, citada em comunicado.

A FPN vai ainda colocar em Lagos uma treinadora e uma atleta de natação artística da Ucrânia, face à situação geopolítica em curso, bem como vários atletas de polo aquático.

O guarda-redes da seleção portuguesa Nikolay Yanochko, ucraniano de nascença, “regressou de uma viagem em que trouxe vários atletas”, adianta a nota federativa.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia, que já causou pelo menos 726 mortos e mais de 1.170 feridos, incluindo algumas dezenas de crianças, e provocou a fuga de cerca de 4,8 milhões de pessoas, entre as quais três milhões para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Leia também...

Governo prepara fundo de apoio extraordinário para o desporto

O Governo está a preparar um fundo de apoio extraordinário para ajudar…

Portugal no Torneio das Nações de Tchoukbol

Portugal participou no Torneio das Nações na modalidade de Tchoukbol que decorreu…

União de Santarém vence Sacavenense e segue em frente na Taça de Portugal

A União Desportiva de Santarém (UDS) venceu esta manhã o Sacavenense (1.ª…

Federação Japonesa de Futebol na Académica de Santarém

A Associação Académica de Santarém (AAS) recebeu, durante o dia de ontem,…