A seleção surdolímpica da Ucrânia está concentrada no Centro de Alto Rendimento (CAR) de Rio Maior, a caminho dos Jogos Surdolímpicos no Brasil, em Maio, anunciou a Federação Portuguesa de Natação (FPN).

A comitiva conta com 15 nadadores e seis técnicos e mudou-se para Rio Maior proveniente do Funchal, a caminho dos Surdolímpicos de 01 a 15 de Maio.

A investida militar russa em solo ucraniano ‘apanhou’ a equipa na Madeira, mudando-se agora para o CAR de Rio Maior ao abrigo de um protocolo entre a FPN, o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e os municípios que alberguem CAR.

“Estamos gratos a Portugal e à FPN pela preciosa ajuda que nos tem vindo a dar. Estamos numa situação difícil, porque não sabemos o futuro do nosso país”, declarou a treinadora Olena Kuznitsova, citada em comunicado.

A FPN vai ainda colocar em Lagos uma treinadora e uma atleta de natação artística da Ucrânia, face à situação geopolítica em curso, bem como vários atletas de polo aquático.

O guarda-redes da seleção portuguesa Nikolay Yanochko, ucraniano de nascença, “regressou de uma viagem em que trouxe vários atletas”, adianta a nota federativa.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia, que já causou pelo menos 726 mortos e mais de 1.170 feridos, incluindo algumas dezenas de crianças, e provocou a fuga de cerca de 4,8 milhões de pessoas, entre as quais três milhões para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Leia também...

Atleta do Santarém Basket Clube morre aos 13 anos de idade

Henrique Francisco, atleta do Santarém Basket Clube, faleceu no passado domingo, 11…

Atleta do Vale de Santarém assina contrato profissional com o SL Benfica

Henrique Sá iniciou o seu percurso desportivo no SL Cartaxo.

Par de Santarém conquista recorde para Portugal no Campeonato do Mundo das 10Danças

O par Francisco Ramos & Leonor Gonçalves conquistou o 13º lugar na…

Benfica do Ribatejo incrédulo com decisão da Associação de Futebol de Santarém

O Grupo Desportivo de Benfica do Ribatejo está incrédulo com a resposta…