O Centro de Recuperação Infantil de Almeirim (CRIAL) tem um surto activo de covid-19 que atingiu todos os utentes da Unidade Residencial da instituição e esta segunda-feira, 18 de Janeiro, foi confirmada a morte do primeiro utente.
Segundo o CRIAL, a vítima mortal é Jorge Carolo, de 34 anos de idade, que não resistiu às complicações relacionadas com a infecção, vindo a falecer no Hospital de Santarém onde se encontrava internado desde do passado sábado.
Jorge, natural de Alpiarça, era sobejamente conhecido da população almeirinense e um dos jovens mais participativos do CRIAL nos eventos realizados junto da comunidade de Almeirim, sendo acarinhado por todos os que o conheciam.
Em declarações ao Correio do Ribatejo, José Carlos Silva, presidente do CRIAL, lamentou a morte de Jorge, referindo que o surto atingiu 20 utentes da Unidade Residencial e ainda oito colaboradores. A maioria dos utentes encontram-se assintomáticos ou com sintomas ligeiros, sendo que um dos utentes mais velhos inspira mais cuidados, estando a ser vigiado pelas autoridades de saúde.
O dirigente esclarece que, assim que foi detectado o surto, os utentes que não residiam naquela unidade “foram enviados para suas casas”, e acrescenta que “desde de há um ano a esta parte os restantes utentes foram isolados para evitar que infecções”.
O Serviço Municipal de Proteção Civil de Almeirim já procedeu à desinfecção de todos os espaços da instituição para evitar a propagação do surto.
José Carlos Silva afirma que neste momento “as coisas estão bem” e que “um dos colaboradores, que já esteve infectado, voltou ao trabalho para ajudar a instituição”.