O Centro de Recuperação Infantil de Almeirim (CRIAL) tem um surto activo de covid-19 que atingiu todos os utentes da Unidade Residencial da instituição e esta segunda-feira, 18 de Janeiro, foi confirmada a morte do primeiro utente.

Segundo o CRIAL, a vítima mortal é Jorge Carolo, de 34 anos de idade, que não resistiu às complicações relacionadas com a infecção, vindo a falecer no Hospital de Santarém onde se encontrava internado desde do passado sábado.

Jorge, natural de Alpiarça, era sobejamente conhecido da população almeirinense e um dos jovens mais participativos do CRIAL nos eventos realizados junto da comunidade de Almeirim, sendo acarinhado por todos os que o conheciam.

Em declarações ao Correio do Ribatejo, José Carlos Silva, presidente do CRIAL, lamentou a morte de Jorge, referindo que o surto atingiu 20 utentes da Unidade Residencial e ainda oito colaboradores. A maioria dos utentes encontram-se assintomáticos ou com sintomas ligeiros, sendo que um dos utentes mais velhos inspira mais cuidados, estando a ser vigiado pelas autoridades de saúde.

O dirigente esclarece que, assim que foi detectado o surto, os utentes que não residiam naquela unidade “foram enviados para suas casas”, e acrescenta que “desde de há um ano a esta parte os restantes utentes foram isolados para evitar que infecções”.

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Almeirim já procedeu à desinfecção de todos os espaços da instituição para evitar a propagação do surto.

José Carlos Silva afirma que neste momento “as coisas estão bem” e que “um dos colaboradores, que já esteve infectado, voltou ao trabalho para ajudar a instituição”.

Leia também...

Comissão Europeia aprova indicação geográfica de Sal de Rio Maior

A Comissão Europeia anunciou hoje ter aprovado uma nova indicação geográfica da União Europeia (UE) para Portugal, do Sal de Rio Maior, destacando que…

Câmara de Coruche assegura compromisso do Governo para intervenções no Sorraia

A Câmara de Coruche anunciou que garantiu o compromisso do Ministério do Ambiente para intervenções no Rio Sorraia, incluindo a requalificação da Ponte do…

JMJ: Voluntários levaram a Jornada a mais de 50 mil pessoas vulneráveis

Mais de 50 mil pessoas em situação de vulnerabilidade, integradas em 657 instituições de Santarém, Setúbal e Lisboa, foram visitadas por voluntários da Jornada…

Consumo de broa de milho continua desaconselhado em Leiria, Santarém, Coimbra e Aveiro

A recomendação de não consumo de broa de milho em Leiria, Santarém, Coimbra e Aveiro mantém-se e foram retiradas do mercado as matérias-primas envolvidas…