No ano em que o Cartaxo é Cidade do Vinho 2024, distinção que partilha com Santarém, Almeirim e Alpiarça, o concelho vai receber um seminário que reúne técnicos, instituições e produtores de vinho do Alentejo, Ribatejo e Península de Setúbal.

No dia 8 de Maio, quarta-feira, das 9h00 às 13h00, o Auditório Municipal da Quinta das Pratas, no Cartaxo, vai receber o Seminário Viticultura e Sustentabilidade.

A iniciativa integra a programação da Cidade do Vinho 2024 e tem como objetivo central, refletir e informar acerca dos desafios que se colocam à adequada protecção e utilização do solo no ecossistema da vinha.

As previsões climatológicas e a relevância do solo no contexto das alterações climáticas são o enfoque do seminário, direcionado para produtores, técnicos, estudantes e todos aqueles cuja atividade profissional se realiza em torno dos modos de produção sustentável no terroir. O Seminário contará ainda com a apresentação de casos de sucesso na área de viticultura.

O Seminário é uma co organização da Câmara Municipal do Cartaxo e da Agrosustentável, que conta com o apoio da Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo).

Leia também...

JMJ: Cidade de Fátima com mais estacionamento e acampamento e reforço de bebedouros

A Câmara de Ourém anunciou hoje a criação de novos parques de estacionamento e de acampamento, a instalação de bebedouros e o reforço da…

ProTEJO lamenta perda de “oportunidade única” para caudais ecológicos

O Movimento proTEJO criticou hoje o acordo assinado entre os governos de Portugal e Espanha para caudais diários no rio Tejo, considerando que se…

Mostra documental em Constância assinala 50 anos de Abril

O município de Constância vai promover, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, o a iniciativa “Um documento, Uma História”,…

Jornal ‘O Ribatejo’ acaba em papel, mantém-se ‘online’ e promete regressar como revista

O semanário ‘O Ribatejo’, editado em Santarém desde 1985, sai na sexta-feira pela última vez em formato impresso, mantendo a edição ‘online’ e com…