A Feira das Tasquinhas de Rio Maior abre portas esta sexta-feira, dia 24 de Março, e promete, durante 10 dias, dar a conhecer os saberes e sabores da culinária regional aos cerca de 100.000 visitantes que, ano após ano, se deslocam ao Pavilhão Multiusos de Rio Maior.

Quinze Tasquinhas típicas, decoradas de forma rústica e alusiva à história de cada freguesia e representativas do movimento associativo do concelho são geridas por quase um milhar de voluntários que assumem, durante todo o certame, os papéis de cozinheiros, ajudantes de cozinha e empregados de mesa e balcão, apresentando cada uma os pratos mais apetecidos da sua terra, desde o galo com nozes ao Cabrito Serrano,

passando pelas enguias fritas ou em ensopado, a Chanfana, a Feijoada de Caracoletas e o sempre tão apetecido Bacalhau Assado, seja em Tiborna, acompanhado com magusto, migas ou batata a murro.

São estes sabores, confeccionados com o mesmo carinho e tradição das nossas mães e avós, que quem visita Rio Maior vai encontrar no Pavilhão Multiusos de Rio Maior, no ano em que se realiza a sua 37ª edição. Doces, licores e artesanato…

Para além das Tasquinhas, que ocupam todo o piso térreo do Pavilhão Multiusos de Rio Maior, o visitante pode ainda provar a doçaria e os licores tradicionais da região na renovada e aumentada tenda exterior, que recebe igualmente a exposição de artesanato e de actividades económicas, contando este ano com cerca de 110 expositores.

A animação do certame será novamente garantida pelas tradicionais Bandinhas, grupos que percorrem o pavilhão animando os visitantes com música tradicional.

Na edição deste ano a Nave do Piso 1 está reservada para o espaço Tasquinhas Fun Park, uma área de diversão com um conjunto de divertimentos para todas as idades, mas com o foco principal a estar nos visitantes mais novos.

Em paralelo com o evento decorrem, mais uma vez, outras actividades, como é o caso do Passeio TT LandTasquinhas, o Torneio Social Tasquinhas&Padel e o Torneio de Golfe Tasquinhas.

As Tasquinhas de Rio Maior, evento declarado de interesse para o Turismo nacional pelo Turismo de Portugal, são, essencialmente, um mostra de gastronomia regional, mas são também um ponto de convívio e local de encontro de velhos amigos, que aproveitam esta oportunidade para voltarem à sua terra.

A Feira das Tasquinhas é por excelência uma forma de reencontro com o passado, onde o convívio, o calor humano, a gastronomia local, a doçaria e os nossos vinhos são alguns dos ingredientes que a compõem e que pode esperar encontrar.

Pode visitar as Tasquinhas de Rio Maior de segunda a quinta-feira das 19h00 às 00h00, às sextas-feiras das 19h00 à 01h00, aos Sábado, das 12h00 à 01h00 e aos domingos, das 12h00 às 00h00.

Leia também...

GNR registou 13 contraordenações e localizou 6 pessoas perdidas na operação realizada em Fátima

A GNR registou 13 contraordenações, dez das quais ao Código da Estrada, localizou seis pessoas perdidas e recuperou quatro carteiras durante a operação de…

Capitão de Abril Correia Bernardo condecorado com a Ordem da Liberdade

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou, em cerimónia restrita no antigo Picadeiro Real do Palácio de Belém, no passado dia 19…

Prisão preventiva por roubo e furto em interior de residência em Torres Novas

O Comando Territorial de Santarém, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Tomar,  deteve um homem de 43 anos por roubo e furto…

Actor e músico Ricardo Carriço apresentado como o novo padrinho da Associação FARPA

A FARPA – Associação de Familiares e Amigos do Doente Psicótico, assinalou no passado sábado, dia 29 de Setembro, o seu vigésimo aniversário. O…