A Criança é o nome do filme que vai ser exibido, no dia 23 de Fevereiro, às 21h30, pelo Cineclube de Santarém, no Teatro Sá da Bandeira, e que conta com a presença no ecrã e na plateia do actor escalabitano João Arrais.
O filme é uma adaptação livre do conto “Der Findling”, de Heinrich von Kleist (em Portugal foi publicado com o título “O Órfão”, numa tradução de José Maria Vieira Mendes). “A Criança” é a primeira longa-metragem de Marguerite de Hillerin e Félix Dutilloy-Liégeois, também autores do argumento.
A película retrata a época de meados do século XVI, onde Lisboa é uma cidade cosmopolita, e onde o apogeu de um poder que a expansão trouxera começa a esboroar-se, ao mesmo tempo que se instala a rigidez de uma Inquisição cada vez mais prepotente.
Perto de Lisboa, Bela (João Arrais), um adolescente adotado por um casal franco-português de abastados negociantes, vive uma intensa história de amor com Rosa (Inês Pires Tavares) e uma história de amizade com Jacques (Loïc Corbery), amigo dos pais adotivos. Bela tenta encontrar o seu lugar, mas, uma sucessão de acontecimentos incontroláveis, conduzem ao desastre.
Com título original L’enfant, de Marguerite de Hillerin, Félix Dutilloy-Liégeois, o filme conta com a interpretação Alba Baptista, Albano Jerónimo, Grégory Gadebois, João Arrais, Maria João Pinho e Frederico Amaral.