A historiadora Teresa Lopes Moreira está agora imortalizada na Galeria de Notáveis do Jornal Correio do Ribatejo, iniciativa que pretende perpetuar a memória de alguns dos colaboradores que ajudaram a construir um projecto editorial que este ano assinala os seus 132 anos de publicação ininterrupta.

Falecida a 25 de Abril de 2022, aos 58 anos, Teresa Lopes Moreira deixou um legado inquestionável para a cidade e para a história da região.

Ex-administradora e colaboradora de longa data do Jornal Correio do Ribatejo, é autora do livro “Memórias da Cidade”, que retrata a dinâmica cultural de Santarém entre 1930 e 1959.

Para além do vastíssimo currículo académico como Historiadora e Investigadora e de uma profícua carreira docente, tendo sido professora de história desde 1987 em diversas escolas do distrito, Teresa Lopes Moreira destacou-se como Chefe de Divisão do Património Cultural, Arquivos e Bibliotecas na Câmara Municipal de Santarém, como Directora da Biblioteca Municipal de Santarém e vice-directora do Museu Municipal de Santarém.

As comemorações da Revolução de Abril de 1974 em Santarém deste ano são-lhe dedicadas, em homenagem ao seu trabalho e legado.

Leia também...

Câmara de Santarém aposta em trotinetes partilhadas

Em regime de projecto-piloto.

Espaço exterior da Escola EB1 de Almoster vai ser requalificado

A Câmara de Santarém vai promover um investimento de mais 80 mil…

Alunos da Escola Alexandre Herculano passam a noite na escola para observação astronómica

Cerca de 70 alunos das turmas do 7º ano, da Escola Básica…

Município de Santarém apresenta Campanha “Onde está o R?”

No âmbito da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas,…