O Governo anunciou hoje que vai passar a ser obrigatório fazer testes de diagnóstico à covid-19 para se ter acesso a eventos desportivos, culturais e familiares, incluindo casamentos e baptizados.

Na conferência de imprensa, realizada após a reunião do Conselho de Ministros, a ministra de Estado e da Presidência avançou também que vai ser necessário fazer testes nas empresas com mais de 150 trabalhadores no mesmo posto de trabalho.

“Há uma alteração no que diz respeito à estratégia de testagem e são incluídas duas novas regras. A primeira diz respeito à necessidade de testagem de empresas com mais de 150 trabalhadores no mesmo posto de trabalho”, disse Mariana Vieira da Silva.

A ministra explicou que essas empresas, por determinação da autoridade de saúde passam, à semelhança do que acontece neste momento na agricultura e na construção civil, a fazer testes aos seus trabalhadores.

Mariana Vieira da Silva precisou que o custo dos testes será suportado pelas empresas e que esta exigência de testagem “depende da determinação da autoridade de saúde que determinará os territórios em que, dado o nível de incidência, evolução ou crescimento, faz sentido, que este controlo seja feito”.

Outra das regras, segundo Mariana Vieira da Silva, passa pela “necessidade de realização de testes como forma de acesso a um conjunto de eventos”, nomeadamente desportivos, culturais e familiares, incluindo casamentos e baptizados.

A ministra esclareceu que a obrigatoriedade dos testes nestes eventos passa a ser feita a partir de um número de convidados que será determinado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

“A partir do momento em que a DGS faça sair uma norma que vai dizer qual é o número de pessoas a partir da qual o teste é obrigatório para acesso a esses eventos, os testes vão ser obrigatório para o acesso a essas actividades”, disse.

Leia também...

Inscrições abertas para workshop de culinária no Mercado Municipal de Abrantes

O Mercado Municipal de Abrantes vai receber este sábado, dia 22 de Julho, o workshop “Artistas na cozinha – Alimentação consciente, saudável e sustentável”,…

Casa do Benfica de Santarém organizou 2ª Prova da Taça da Associação Regional de Tiro do Sul

A Casa do Benfica de Santarém organizou na antiga Escola Prática de Cavalaria a 2ª Prova da Taça da Associação Regional de Tiro do…

V Jornadas da Associação Pediátrica Santarém Médio-Tejo reúnem duas centenas de participantes

O Convento de São Francisco, em Santarém, recebeu ontem e hoje, dias 25 e 26 de Maio, as V Jornadas da Associação Pediátrica Santarém…

Câmara da Chamusca aprova isenção de tarifas e taxas

A Câmara da Chamusca aprovou medidas de apoio à população, como a isenção de tarifas e taxas e de rendas municipais para famílias e…