Os testes rápidos de antigénio de uso profissional vão continuar a ser comparticipados no mês de Fevereiro, tendo em conta a actual situação epidemiológica do coronavírus SARS-CoV-2, segundo uma portaria publicada em Diário da República.

“No contexto da situação epidemiológica actual, importa continuar a assegurar a vigência do regime excepcional e temporário até ao dia 28 de Fevereiro de 2022, prosseguindo a utilização de testes para detecção do SARS-CoV-2”, refere a portaria assinada pelo secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes.

Cada utente poderá fazer quatro testes rápidos de antigénio (TRAg) gratuitos por mês em farmácias, laboratórios de patologia clínica ou análises clínicas ou outros estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde com registo válido na Entidade Reguladora da Saúde para este efeito.

A portaria vigora até ao dia 28 de Fevereiro de 2022, sem prejuízo da sua eventual prorrogação.

No âmbito deste regime, os testes rápidos de antigénio à covid-19 estão disponíveis em 1.351 farmácias e 684 laboratórios do país, segundo dados da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed).

Há ainda 56 estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde onde estes testes podem ser realizados gratuitamente.

A covid-19 provocou 5.614.118 mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde Março de 2020, morreram 19.703 pessoas e foram contabilizados 2.377.818 casos de infecção, segundo a última actualização da Direcção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detectado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

A nova variante Ómicron, classificada como preocupante e muito contagiosa pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detectada na África Austral e, desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta em Novembro, tornou-se dominante em vários países, incluindo em Portugal.

Leia também...

“Temos uma terra que está sempre em festa”

Entrevista a Duarte Neto, presidente da Junta de Freguesia de Amiais de Baixo. O que distingue estas Festas das restantes que se organizam pela…

Câmara Municipal de Salvaterra de Magos inaugurou requalificação do Jardim da Praça da República

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos inaugurou segunda-feira, 1 de Maio, a obra de requalificação e beneficiação do Jardim da Praça da República,…

Beatriz Martins assume oito pelouros na Câmara de Santarém

A jovem advogada Beatriz Martins, que substituiu, em meados de Abril, Carmen Antunes na vereação social-democrata da Câmara de Santarém, acaba de assumir funções…

Trinta e cinco concelhos de sete distritos em perigo máximo de incêndio 

Trinta e cinco concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Coimbra, Castelo Branco, Portalegre, Guarda e Viseu apresentam hoje perigo máximo de incêndio rural, segundo…