Tomar já tem novos ecopontos subterrâneos para melhorar a recolha e a paisagem

O Município e os Serviços Municipalizados de Tomar (SMAS) estão a colaborar com a Resitejo na implantação na cidade de oito conjuntos de ecopontos enterrados compostos por contentores para papel/cartão, para embalagens e para vidro. Estas novas ilhas ecológicas subterrâneas vêm substituir algumas já existentes, como as das imediações dos Paços do Concelho, dos Correios ou das Finanças, mas com melhorias evidentes nas condições de funcionamento. Noutros casos, porém, os contentores tradicionais dos ecopontos serão substituídos por esta nova versão, valorizando a paisagem urbana.

Serão estes os novos conjuntos de ecopontos:

  • Alameda 1 de Março (lado norte)
  • Alameda 1 de Março (lado sul)
  • Rua Everard (junto às Finanças)
  • Av. Marquês de Tomar (junto aos Correios)
  • Av. Dr. Cândido Madureira (lado oposto ao IPT)
  • Rua Dr. Sousa (junto à Praça da República)
  • Av. Norton de Matos (entrada nascente)
  • Rua de Coimbra (entroncamento com a Rua Dr. António Francisco Marques)

Para que os novos equipamentos funcionem da melhor maneira, é fundamental a colaboração de todos, a começar pela manutenção do espaço limpo, não deixando resíduos do lado de fora dos contentores.

Lembra a autarquia em nota enviada ao Correio do Ribatejo que para os resíduos verdes, “monstros”, resíduos de construção e demolição, resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos e outros, a responsabilidade do transporte e depósito em local adequado para tratamento pertence ao produtor dos mesmos, sendo proibida a sua deposição em qualquer um dos contentores de recolha selectiva e de recolha indiferenciada de resíduos, ou nas suas imediações.

Para pequenas quantidades de resíduos verdes (dentro da cidade) ou “monstros” domésticos (no concelho), os SMAS disponibilizam um serviço de recolha sujeito a pré-agendamento, bastando para o efeito fazer o pedido na página www.smastomar.pt/pedido-de-recolha-de-monstros ou através do telefone 808 201 567.

Para quantidades maiores de papel e cartão, a Resitejo disponibiliza também um serviço de recolha porta a porta, sujeito a pré-agendamento, devendo os interessados fazerem o pedido àquela entidade, através do telefone 249 749 010 ou do e-mail geral@resitejo.pt .

info, ,

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS