A Câmara de Tomar apresenta na quinta-feira, 14 de Fevereiro, o projecto de construção de uma ciclovia que vai ligar o centro da cidade ao Instituto Politécnico, num investimento de perto de 1,8 milhões de euros.

O projecto Tomar Ciclável prevê a criação da ciclovia num percurso de cerca de dois quilómetros, ao longo de duas avenidas que beneficiarão igualmente de uma requalificação com arborização e melhorias na iluminação, disse à Lusa o vereador com o pelouro da gestão do território.

Hugo Cristóvão adiantou que está ainda prevista a construção de um parque infantil no espaço onde actualmente se encontra um ‘skate’ parque, que vai ser transferido para uma outra zona da cidade.

O vereador afirmou que o projecto, com candidatura a fundos comunitários aprovada, se enquadra nos “grandes objectivos nacionais” de promoção de “modos suaves” de mobilidade, de melhoria da eficiência energética e de reabilitação urbana.

O município espera conseguir iniciar a obra no próximo outono, já que o concurso internacional a que está obrigada, a lançar em breve, é um processo moroso, e prevê que possa estar concluída, “se tudo correr com normalidade”, nos primeiros meses de 2020, disse.

Hugo Cristóvão afirmou que este projecto se insere num outro mais vasto, que visa a criação de dois eixos cicláveis.

Assim, numa fase posterior, o projecto agora apresentado vai ser estendido até ao Convento de Cristo, enquanto um segundo eixo ciclável está previsto para o percurso urbano ao longo do rio Nabão, integrando os “bocados” já existentes, construídos no âmbito do programa Polis.

Segundo o vereador, o facto de Tomar ser uma cidade pequena facilita a adopção de meios de transporte alternativos ao carro, sublinhando que “já se sente” um maior uso da bicicleta.

“Estas intervenções no espaço público visam também mudar mentalidades e formas de vivência da cidade”, salientou.

Leia também...

Sorteio de Natal premiou 10 consumidores do comércio local em Abrantes num total de 2.000€ em vales de compras

O sorteio “Para um natal especial, compre no comércio local”, que teve como objetivo promover e dinamizar o comércio e serviços do centro histórico…

CIM da Lezíria, Médio Tejo e Oeste saúdam anúncio de proposta de NUT II pelo Governo

As comunidades intermunicipais da Lezíria, Médio Tejo e Oeste saúdam o anúncio da proposta de criação da nova NUT (Nomenclatura das Unidades Territoriais para…

Coruche com melhor eficiência financeira do distrito é terceiro a nível nacional entre 188 municípios

Demonstrando uma evolução financeira positiva consistente ao longo dos últimos anos, a Câmara Municipal de Coruche foi este ano avaliada na primeira posição do…

Tertúlia Amigos da Golegã entrega troféus aos triunfadores da temporada

Tertúlia Amigos da Golegã, fez na noite de São Martinho, na Golegã, a entrega dos troféus aos triunfadores da temporada 2022. Tendo como palco…