A Câmara de Tomar apresenta na quinta-feira, 14 de Fevereiro, o projecto de construção de uma ciclovia que vai ligar o centro da cidade ao Instituto Politécnico, num investimento de perto de 1,8 milhões de euros.

O projecto Tomar Ciclável prevê a criação da ciclovia num percurso de cerca de dois quilómetros, ao longo de duas avenidas que beneficiarão igualmente de uma requalificação com arborização e melhorias na iluminação, disse à Lusa o vereador com o pelouro da gestão do território.

Hugo Cristóvão adiantou que está ainda prevista a construção de um parque infantil no espaço onde actualmente se encontra um ‘skate’ parque, que vai ser transferido para uma outra zona da cidade.

O vereador afirmou que o projecto, com candidatura a fundos comunitários aprovada, se enquadra nos “grandes objectivos nacionais” de promoção de “modos suaves” de mobilidade, de melhoria da eficiência energética e de reabilitação urbana.

O município espera conseguir iniciar a obra no próximo outono, já que o concurso internacional a que está obrigada, a lançar em breve, é um processo moroso, e prevê que possa estar concluída, “se tudo correr com normalidade”, nos primeiros meses de 2020, disse.

Hugo Cristóvão afirmou que este projecto se insere num outro mais vasto, que visa a criação de dois eixos cicláveis.

Assim, numa fase posterior, o projecto agora apresentado vai ser estendido até ao Convento de Cristo, enquanto um segundo eixo ciclável está previsto para o percurso urbano ao longo do rio Nabão, integrando os “bocados” já existentes, construídos no âmbito do programa Polis.

Segundo o vereador, o facto de Tomar ser uma cidade pequena facilita a adopção de meios de transporte alternativos ao carro, sublinhando que “já se sente” um maior uso da bicicleta.

“Estas intervenções no espaço público visam também mudar mentalidades e formas de vivência da cidade”, salientou.

Leia também...

Concerto da Liberdade abre Festival de Órgão Santarém

O Festival de Órgão de Santarém –  FÓS 2023  está de regresso  à cidade de 24 de novembro a 3 de dezembro para a…

Carta Gastronómica do Concelho de Santarém, um “legado alimentar” para as gerações futuras

A Carta Gastronómica do Concelho de Santarém foi apresentada, no passado domingo (dia 29 de Outubro), no Salão Nobre da Casa do Campino, numa…

Mação aprova orçamento de 12,8 milhões de euros

Menos 6,5 por cento do que em 2021.

Loja da Cavalinho assaltada no Centro Histórico de Santarém

A loja do Cavalinho foi alvo de um assalto na madrugada desta quarta-feira, 13 de Janeiro, no Centro Histórico de Santarém. Segundo apurou o…