No âmbito do projeto Hy2Market, está em circulação em Tomar, durante cerca de 3 a 4 meses, um autocarro para transporte urbano movido a hidrogénio. Esta iniciativa, no âmbito da Médiotejo21, e com financiamento da União Europeia, está a ser acompanhada pelos responsáveis da Comunidade Intermunicipal e do Município de Tomar, que fizeram o percurso do veículo.
O hidrogénio é um vetor energético promissor, que ajuda a transformar os sistemas energéticos em sistemas sustentáveis e livres de carbono. Porém, há muitas barreiras ao longo da cadeia de valor que devem ser identificadas e resolvidas, para que o hidrogénio esteja amplamente disponível e pronto a ser utilizado em grande escala.
A iniciativa Hy2Market visa identificar e superar essas barreiras ao nível da produção, do transporte, da utilização na indústria e na mobilidade e da ampla integração com normas, legislação e práticas comuns, para que esta fonte energética desempenhe um papel importante no alcance do pacote Objetivo 55 (Fitfor55) e dos objetivos de descarbonização em 2050.
O objetivo final é contribuir para transformar a Europa numa economia suportada na utilização do hidrogénio verde, mais competitiva e eficiente. A Médiotejo21 é líder de um “workpackage”, nomeadamente o WP5 – Utilização de Hidrogénio na Mobilidade, que tem como tarefas específicas a identificação das barreiras à mobilidade a hidrogénio; o desenvolvimento e teste de soluções de mobilidade no contexto da vida real; o desenvolvimento da Plataforma Mobilidade como Serviço e a validação do potencial de replicação das tecnologias testadas e desenvolvimento de um plano de investimentos.