Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

A Câmara de Tomar vai instalar um sistema de videovigilância na cidade para prevenção criminal e proteção de pessoas, animais e bens em locais públicos, com controlo operacional assegurado pela PSP, anunciou hoje a autarquia.

Nesse sentido, o Município indicou que assinou um protocolo com a Polícia de Segurança Pública (PSP) para a “implementação de um sistema de videovigilância”.

O objectivo é zelar pela “protecção da segurança de pessoas, animais e bens, em locais públicos ou de acesso público” e prevenir crimes, “em locais em que exista razoável risco da sua ocorrência”, bem como o “controlo de tráfego de pessoas, animais e bens na circulação rodoviária”, acrescentou.

Questionada pela Lusa, fonte oficial do município disse que o número de câmaras e os locais abrangidos pelo sistema de videovigilância ainda não estão totalmente definidos, tendo, no entanto, indicado que “o centro histórico e a zona desportiva serão necessariamente alguns dos espaços a contemplar, bem como as vias de entrada e saída da cidade” de Tomar.

“Ainda vai ocorrer a primeira reunião de trabalho entre a PSP e técnicos do município para se ver quais os locais a intervencionar, que estão dependentes, entre outras coisas, também de condições técnicas”, disse a mesma fonte.

Por este motivo, também o montante de investimento no sistema ainda não está fechado, indicou.

O protocolo, que terá a vigência de três anos, automaticamente renováveis, visa “garantir a salvaguarda da segurança da população local e visitante, a prevenção e repressão da prática de ilícitos criminais e a identificação de pessoas para efeitos de apuramento de eventuais responsabilidades criminais, para além do referido controlo de tráfego”.

O documento, firmado pelo presidente da Câmara, Hugo Cristóvão (PS), e pelo comandante distrital de Santarém da PSP, Paulo Quinteiro, prevê que o município “trate da aquisição do sistema e da sua disponibilização à PSP”, sendo esta a “responsável pela sua utilização, bem como pelo tratamento dos dados obtidos”, indica a mesma nota informativa.

Leia também...
Foto de Arquivo

Mais de 50 concelhos de sete distritos em perigo máximo de incêndio

Mais de 50 concelhos dos distritos de Faro, Castelo Branco, Guarda, Portalegre,…

Re-food Santarém recolheu 4 toneladas de alimentos na Feira Nacional de Agricultura

A Re-Food Santarém à semelhança dos últimos três anos, em 2018 voltou…

Tarifa da electricidade no mercado regulado sobe em média 3% em Outubro

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) anunciou um novo aumento do…

Santarém recebe o Fórum Nacional de Apicultura e a Feira Nacional do Mel

Santarém acolhe nos dias 18, 19 e 20 de Novembro em 2022…