Foto de Município de Santarém

O projecto de remodelação da exposição permanente da Torre das Cabaças, do Núcleo Museológico do Tempo, apresentada pelo Museu Municipal de Santarém, foi contemplado pelo Programa de Apoio a Museus da Rede Portuguesa de Museus (ProMuseus 2023), informa uma nota da autarquia.

Segundo a informação do Município, este projeto recebeu um financiamento de €36.520,20, correspondendo a 60 por cento do custo total. A cerimónia de celebração de contratos de financiamento dos projetos distinguidos teve lugar esta quinta-feira, dia 26 de Outubro, no Museu de Marinha, em Lisboa, e foi presidida pela secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro

João Carlos dos Santos, Director-geral do Património Cultural e a secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro, procederam à entrega dos contratos de financiamento aos respectivos representantes dos Museus apoiados.  No caso de Santarém, receberam o galardão o vereador com o Pelouro da Cultura do Município de Santarém, Nuno Domingos e o técnico e historiador da autarquia, Luís Mata.

Este programa, administrado pela Direcção-Geral do Património Cultural, tem como objetivo apoiar financeiramente museus credenciados na Rede Portuguesa de Museus, promovendo a melhoria da qualidade museológica, a preservação do património cultural e o aprimoramento dos serviços públicos.

Neste ano do Concurso ProMuseus foram aprovados para financiamento 40 projetos de 40 museus, no valor total de 1.684.031,33 euros [1,7 milhões de euros], cuja comparticipação da DGPC é de 997.854,31 euros [997,8 mil euros], a atribuir de forma repartida em 2023 e em 2024.

Relativamente a Santarém foram submetidas duas candidaturas para aprovação pelo Museu Municipal de Santarém, tendo o projeto “Remodelação da Exposição Permanente do Núcleo Museológico do Tempo” obtido a aprovação na categoria “Área 1 – Estudo, Investigação e Exposições”.

A aprovação deste projeto representa não apenas um marco para o Museu Municipal de Santarém, mas também uma contribuição significativa para a melhoria e preservação do património cultural da região. O Programa ProMuseus continua a desempenhar um papel vital no apoio aos museus em todo o país, destacando a importância da cultura e da preservação do património em Portugal.

Leia também...
Foto de Arquivo

Chamusca aprova orçamento de 18,9 milhões de euros para 2023

A Assembleia Municipal da Chamusca aprovou no passado mês de Dezembro o…

Casa dos Beirões no Ribatejo assinala 19 anos, ambicionando concluir o seu Complexo Social

A Associação Casa dos Beirões no Ribatejo (ACBR) assinalou, no passado domingo,…

Festival Internacional de Curtas-metragens arranca em Tomar

 O Planos – Festival Internacional de Curtas-Metragens de Tomar arranca hoje no…

Teresa Aranha é recandidata a Coordenadora das Mulheres Socialistas da Concelhia do Partido Socialista de Almeirim

Amanhã, sábado, dia 8 de Outubro, realiza-se o acto eleitoral para a…