O Canil e Gatil Intermunicipal de Torres Novas vai assinalar o Dia Mundial do Animal com um conjunto de actividades, nos dias 4 e 5 de Outubro, como forma de promoção à adopção de animais e sensibilização da comunidade sobre o bem-estar animal.

O programa inicia na sexta-feira, dia 4 de Outubro, entre as 15h00 e as 20h00, com uma campanha de adopção de animais, junto ao Castelo – estátua de D. Sancho I, atividades caninas ao longo da tarde e uma cãominhada cultural nocturna pelo centro histórico, com início às 20h30.

No sábado, dia 5 de Outubro, a campanha de adopção de animais continua entre as 11h às 17h e está prevista uma cãominhada a Fátima, às 8h00, com bênção dos cães e caminhantes.

O canil e gatil intermunicipal organiza com frequência campanhas de adopção responsável de cães e gatos, de forma a reintegrar na sociedade os animais recolhidos, seguindo, desde o início da sua actividade, uma política de não abate.

Os animais adoptados têm um acompanhamento de forma a que se verifique que as regras previstas na Declaração dos Direitos do Animal da UNESCO são respeitadas.

O Dia Mundial do Animal celebra-se anualmente a 4 de Outubro e foi implementado em 1931, tendo sido escolhida esta data por ser o dia de S. Francisco de Assis, santo padroeiro dos animais.

A efeméride é celebrada em vários países através de iniciativas que têm o objectivo de sensibilizar a população para a necessidade de proteger os animais e de preservar as espécies.

Leia também...

Quercus intenta nova acção popular contra Câmara de Benavente por ilegalidades no PDM

  A associação ambientalista Quercus intentou uma acção popular administrativa contra o Governo, a Câmara de Benavente e vários autarcas que integram ou integraram…

Centro Ciência Viva de Constância recebe XXVIII Astrofesta de 25 a 27 de agosto

O Centro Ciência Viva de Constância – Parque de Astronomia, vai acolher a XXVIII Astrofesta, de 25 a 27 de agosto, com diversas atividades…

Bares e discotecas voltam a reabrir ao público

Os bares e discotecas voltam a abrir hoje à noite, após novo encerramento de três semanas devido à covid-19, com os clientes sem dose…

Médio Tejo com 150 ME de euros para 1.132 habitações a custo acessível

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo assinou com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) um protocolo que prevê um investimento próximo…