A Câmara Municipal de Torres Novas aprovou em reunião de executivo de 18 de Agosto, a abertura de concurso público para a “Empreitada 06/2020 (TN+) Construção e Requalificação do Pavilhão Desportivo de Riachos (2.ª Fase)”.

A obra tem um orçamento de de 926.027,09 euros (acrescido de IVA à taxa legal em vigor) e o prazo de execução proposto é de 12 meses.

Segundo um comunicado do Município de Torres Novas, a empreitada terá as suas principais intervenções nos dois pisos existentes, com destaque para a nave do ginásio do Piso 0 e escadaria de acesso, bem como o lobby de entrada no piso 1, sendo caracterizada por uma área total encerrada de pavimentos de 865m2.

O piso 0 será composto por ginásio de treino e aquecimento para dança, prática de artes marciais, etc.; sala para exercícios de manutenção e fitness; dois balneários dotados de instalação sanitária; uma instalação sanitária para pessoas com mobilidade condicionada, duas arrecadações; um armazém geral e circulações de ligação às escadas de acesso ao Piso 1 .

No piso 1 irá existir um lobby de entrada; uma sala de reuniões/bilheteira; uma secretaria; uma sala de formação; duas instalações sanitárias de apoio ao piso com capacidade para pessoas de mobilidade condicionada; uma arrecadação de apoio à sala de formação; um corredor e espaço de galeria para observação das actividades do ginásio.

O Município pretende ainda completar o edifício conferindo-lhe uma entrada nobre que dê uma resposta eficaz à movimentação do publico ao nível de acessos e condições de evacuação, com uma rampa para acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada e uma ampla escadaria de acesso.

Já no alçado nascente, ao nível dos planos da fachada, será dada continuidade ao edifício pré-existente a partir de óculo envidraçado, de modo a servir as escadas de ligação entre os pisos e a assegurar melhor iluminação natural, maior transparência e maior correlação entre o ambiente interior e exterior.

A nível de rede e instalações o edifício será alvo de remodelação nas redes de águas e respectivos sistemas de aquecimento, esgotos, instalações eléctricas e ITED, bem como segurança integrada contra incêndios e intrusão.

No exterior está previsto envolver todo o edifício com uma “pele” lograda em chapa perfilada sob a qual se irá colocar uma camada de isolamento térmico nas paredes à base de espuma projectada de poliuretano, em solução de fachada ventilada, de modo a garantir definitivamente a protecção das paredes de todo o complexo. De modo a manter a homogeneidade do edifício será dada continuidade à paleta de cores já aplicada, à base de diversos tons de amarelos, ocres e azuis aio, ao qual se acrescenta agora o cinzento.

“Com esta empreitada pretende-se melhorar o equipamento existente em matéria de condições funcionais, de forma a promover a melhoria e intensificação de uso deste pavilhão na prática desportiva por parte da população escolar e não escolar, bem como completar o equipamento e construção pré-existente em termos funcionais enquanto peça arquitectónica de valorização do contexto urbano de Riachos”, refere a mesma nota do Município.

Leia também...

Caminhos do Médio Tejo proporcionou 160 espectáculos gratuitos vistos por 18 mil pessoas

O programa cultural “Caminhos do Médio Tejo” proporcionou este ano mais de 160 espectáculos gratuitos na região, que foram vistos por cerca de 18…

Câmara de Santarém apoia projecto de cães terapeutas nas escolas

A Câmara de Santarém aprovou hoje uma verba de 1.500 euros para dar continuidade, durante três meses, ao projeto que assegura sessões de Cinoterapia…

Centro Joaquim Veríssimo Serrão distingue trabalhos de investigação

O Júri dos Prémios do Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão (CIJVS), em reunião realizada naquele Centro, no passado dia 18 de Junho, decidiu…

Recolha de donativos nas farmácias beneficia os ribatejanos mais afectados pela pandemia

Este Natal, pelo quarto ano consecutivo irá decorrer nas Farmácias do distrito de Santarém a campanha de angariação de fundos “Dê Troco a Quem…