Foto de Vitor Oliveira

O Município de Torres Novas vai promover, a 17 de Junho, um passeio interpretativo no Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios.

A iniciativa tem como objetivo que os participantes partam à descoberta do património natural e turístico do concelho de Torres Novas.

Com concentração marcada para as 9h30 no Posto de Turismo de Torres Novas, o passeio tem início às 10h00 no Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios. A duração prevista é de três horas, num total de 3 km de distância.

A organização recomenda o uso de roupa e calçado confortáveis, sugerindo aos participantes que tragam binóculos e máquina fotográfica, água e reforço alimentar.

Uma atividade adequada a todas as idades, cuja inscrição é gratuita e obrigatória.

Os interessados podem fazê-lo através do e-mail turismo@cm-torresnovas.pt, do telefone 249 813 019 ou do link https://webinq.cm-torresnovas.pt/i/?chi=7I372X0A.

O número de participantes é limitado e a realização da atividade está sujeita às condições climatéricas.

O Monumento Natural das Pegadas dos Dinossáurios foi descoberto a 4 de julho de 1994 no local de uma antiga pedreira e contém um dos mais antigos registos mundiais de pegadas de saurópodes, cujas marcas e impressões deixadas na laje de calcário do Jurássico Médio têm idade superior a 175 milhões de anos.

No local, com uma área de 60 000 m2, podem observar-se várias centenas de pegadas organizadas em cerca de duas dezenas de pistas. Os trilhos são constituídos por impressões das extremidades dos membros anteriores e posteriores, refletindo nitidamente a passagem de grandes animais quadrúpedes. Em setembro de 1996, por aprovação do Conselho de Ministros, passou a ser designado por Monumento Natural.

Leia também...

Teatro Sá da Bandeira recebe exposição de homenagem a Bernardo Santareno

O Teatro Sá da Bandeira recebe, a partir de terça-feira, a exposição “Eu Sou Liberdade, Bernardo Santareno 1920-1980”, que ficará patente durante o mês…

Centro de Reabilitação e Integração de Fátima vai construir lar residencial

O Centro de Reabilitação e Integração de Fátima (CRIF), que apoia crianças e adultos com doença e deficiência mentais, vai construir um lar residencial,…

Movimento de libertação dos cães acorrentados de Santarém pioneiro em Portugal

Um cão acorrentado permanentemente viola a lei portuguesa em vigor relativa ao acondicionamento de animais (Decreto-Lei nº 276/2001 e Decreto-Lei nº 315/2003) no entanto…

Daisy Eltenton promove workshop de cerâmica em Tomar

A artista Daisy Eltenton vai promover, nos dias 13 e 20 de Janeiro, um workshop de cerâmica no Complexo Cultural da Levada de Tomar.…