A Câmara de Torres Novas entregou, durante este ano lectivo, mais 41 bicicletas para reforçar o projecto «Aprender a Andar (melhor) de Bicicleta», que se juntam às 40 já distribuídas pelos centros escolares do concelho no ano letivo transacto.

O projecto da autarquia visa contribuir para o desenvolvimento harmonioso e ambientalmente sustentável das localidades, promovendo a prática do ciclismo de forma abrangente, de forma a potenciar o uso da bicicleta em contexto escolar e, consequentemente, padrões de mobilidade mais seguros e saudáveis junto das comunidades escolares e, em particular, dos alunos.

O presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Ferreira, e o vereador da Educação, Joaquim Cabral, visitaram o Centro Escolar de Assentis e Chancelaria, onde puderam assistir a uma sessão do projecto e verificar a evolução do mesmo.

“De acordo com uma análise feita junto de alunos do agrupamento de escolas Gil Paes, verifica-se que a maioria dos alunos entre os 8 e os 10 anos não domina o padrão motor saber andar de bicicleta e um em cada quatro não domina o equilíbrio sobre 2 rodas. No 3.º ano de escolaridade verifica-se que 2 em cada 3 alunos não sabe andar de bicicleta”, refere uma nota da autarquia.

No agrupamento de escolas Gil Paes, no pré-escolar e 1.º ciclo, já mais de 400 alunos frequentaram cinco ou mais sessões de ensino no âmbito deste projecto.

“A acção de ensino desenvolvida constata que, em contexto escolar e em poucas sessões (5 a 6), é possível ensinar uma grande parte dos alunos a andar de bicicleta”, destaca a mesma nota.

A este projecto se juntou um outro, denominado DáVidàBicla, que visa angariar bicicletas que já não são utilizadas junto da população, e que permitiu já a doação de 64 bicicletas em dois anos.

Leia também...

Mais de 350 professores participam no VI encontro “A ARTE de Educar” no Convento de S. Francisco

Mais de 350 professores estão a participar no VI encontro “A ARTE de Educar – O QI do Coração e a torre do PISA”,…

Politécnico de Santarém lança novos cursos TESP na Escola Superior Agrária de Santarém

A Escola Superior Agrária de Santarém, o Município de Alcobaça, a Universidade de Coimbra, a EPADRC Alcobaça – Escola Profissional Agrícola e de Desenvolvimento…

Escolas do concelho da Chamusca iniciam ano escolar com certificação Schoolsafe

Os Jardins de Infância e as Escolas Básicas do 1º Ciclo do Concelho da Chamusca obtiveram em Agosto de 2022 a certificação Schoolsafe, que…

Escola Superior de Saúde de Santarém forma 79 novos enfermeiros

A Escola Superior de Saúde de Santarém (ESSS) assinalou, na tarde do dia 27 de Julho, o encerramento do 34º Curso de Enfermagem –…