Foto: Município de Torres Novas
Foto: Município de Torres Novas

A candidatura do Município de Torres Novas foi selecionada para receber uma contribuição financeira da E-REDES, no valor de 4 775 euros, no âmbito do programa “Dar Energia à Cultura”, que procura fomentar intervenções artísticas para o enquadramento urbano de infraestruturas da rede, como postos de transformação e armários de distribuição, aproximando o negócio de distribuição de energia às comunidades locais, incentivando a arte urbana.

Foi contemplada a pintura de três postos de transformação na cidade. Na avenida dos Negréus o mural tem a representação de cavalos, aludindo às atividades equestres realizadas na quinta dos Negréus, sentados à volta de uma mesa de jogo em que as cartas foram substituídas por cravos, que significam a liberdade e os 50 anos do 25 de Abril, sendo a pouca luminosidade da sala uma alusão às reuniões “clandestinas” contra o Estado. No largo General Humberto Delgado, um dos alçados foi preenchido com a figura de Humberto Delgado na sua juventude, procurando estabelecer uma conexão entre o imaginário infantil e a figura histórica, sugerindo um diálogo entre passado e presente. Na outra parede, uma tarambola, típico elemento da cidade de Torres Novas, celebra as raízes e tradições, sugere movimento e dinamismo, refletindo a energia pulsante da vida e suas diferentes fases, remetendo as cores usadas para o uso de energias renováveis. Na rua Tenente Coronel Salgueiro Maia, o mural chama a atenção para a extinção dos animais polinizadores (abelhas, borboletas, morcegos, formigas) que ao transportarem polén possibilitam a fecundação das plantas, da qual resulta a formação de frutos e sementes, ou seja a produção de alimentos, desempenhando um papel fundamental na manutenção dos ecossistemas.

As pinturas decorreram em colaboração com o Agrupamento Gil Paes, através dos professores e alunos da área de artes visuais da Escola Maria Lamas.

Leia também...

Centro de Documentação Linguística quer criar arquivo de línguas ameaçadas da Europa

O Centro Interdisciplinar de Documentação Linguística e Social (CIDLeS), com sede em Minde, no concelho de Alcanena, quer iniciar este ano a criação de…

Associação Mais Santarém lança petição por novo jardim na cidade

A AMSIC – Associação Mais Santarém Intervenção Cívica lançou terça-feira, dia 12, uma petição pela construção de um novo jardim num terreno livre no…

Foto-galeria da Gala dos 128 anos do Correio do Ribatejo

ASAE apreende material contrafeito

A ASAE apreendeu mais de um milhão de carregadores, capas de telemóveis, bijuteria e vestuário contrafeito em armazéns de distribuição e venda por grosso…