Os transportes urbanos de Torres Novas, Tomar e Entroncamento sofrem, a partir de segunda-feira, reduções entre os 22% e os 64%, no âmbito do Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART).

Em comunicado, a Câmara de Torres Novas afirma que o desconto nos seus transportes urbanos será de cerca de 22% em todas as tipologias de passe, com excepção do passe Estudante, em que a redução é de cerca de 64%.

Também os tarifários dos TUTomar – Transportes Urbanos de Tomar vão sofrer reduções a partir de segunda-feira, que variam conforme os tipos de passes, atingindo, no caso dos estudantes, os 60%, refere uma nota deste município.

A partir de Abril, os passageiros regulares dos TUTomar vão pagar 8,50 euros pelo passe normal, 5,95 euros pelo passe CCD (menos 30%) e 5,00 euros pelo passe Estudante / 3.ª Idade / Mobilidade Condicionada. Os utilizadores dos passes 4_18 também vão ter descontos, no caso do escalão A de 60% (passa para 3,40 euros), tendo os restantes alunos desconto de 25% (6,40 euros).

A autarquia lembra que os descontos para o passe 4_18@escola.tp são definidos pelo Instituto da Mobilidades e dos Transportes.

No caso do Entroncamento, o Passe Jovem e Cidadão Portador de Deficiência passa a estar isento de tarifa nos TURE – Transportes Urbanos do Entroncamento, sendo de 60% a redução na tarifa do Passe Sénior (reduz de 7,5 para 3 euros) e do Passe Geral (de 15 para 6 euros).

“Esta medida irá abranger, aproximadamente, 95.650 passageiros que anualmente viajam nos transportes urbanos” da cidade, afirma uma nota do município.

A Câmara de Abrantes remeteu para mais tarde a divulgação das reduções a aplicar nos transportes urbanos da cidade, assegurando que entrarão em vigor na segunda-feira.

Os quatro concelhos integram a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, que anunciou, na passada segunda-feira, uma redução da ordem dos 40% nas assinaturas dos transportes públicos na região, a entrar em vigor a 01 de Abril para os rodoviários e a 01 de maio para os ferroviários.

Anabela Freitas, presidente da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, e o secretário executivo da CIMT, Miguel Pombeiro, anunciaram que cerca de 90% dos 870.984 euros do programa de redução tarifária nos transportes públicos alocados à região se destinam a reduzir os custos dos passes sociais e dos bilhetes nos transportes a pedido.

Este serviço, que assegura a ligação das freguesias às sedes do concelho, é alvo de uma simplificação dos escalões tarifários, passando de quatro para três, com redução média global de 35% das tarifas, destinando-se os 10% restantes da verba à extensão da rede ao sul do concelho de Tomar e ao município de Vila de Rei, que vai testar uma ligação intermunicipal do transporte a pedido.

A redução vai abranger não só os transportes públicos dentro da área da CIMT, mas também na ligação a regiões vizinhas (Lezíria, Leiria, Coimbra e Beira Baixa) e os que são usados nas ligações pendulares a Lisboa, incidindo nos passes normais e jovens.

Na nota divulgada hoje, o presidente da Câmara do Entroncamento, Jorge Faria, sublinha que os utentes do percurso ferroviário Entroncamento-Lisboa vão poder, já a partir de segunda-feira, combinar o passe regional até Vila Franca de Xira (164,20 euros) com o da Área Metropolitana de Lisboa (40,00 euros), “o que representa uma redução substancial em relação aos 252,90 euros pagos actualmente por quem conjuga a assinatura da CP com o passe do Metropolitano de Lisboa”.

“A partir de 01 de maio, o custo mensal para estes utilizadores será ainda menor, com a aplicação das reduções negociadas pela CIMT com a CP”, medida que “terá influência sobre as cerca de 13.000 assinaturas do serviço ferroviário, considerando as assinaturas dos trajectos entre concelhos do Médio Tejo e Lisboa e entre esses mesmos concelhos”, adianta.

“As reduções poderão ascender aos 40% nas assinaturas normais, acrescidas de 25% de desconto suplementar nas assinaturas jovens”, afirma a nota.

O PART conta com 104 milhões de euros do Fundo Ambiental, através do Orçamento do Estado, e terá a comparticipação de 12 milhões de euros dos municípios, cabendo a cada Comunidade Intermunicipal (CIM) definir, a nível local, qual será o valor da redução no preço das viagens.

Leia também...

Hospital de Santarém – Uma homenagem sentida aos ‘homens e mulheres’ da Linha da Frente

Especial 130 anos do Jornal Correio do Ribatejo O mundo mudou há…

Empresário de Santarém é o mandatário nacional da candidatura de André Ventura às presidenciais

Rui Paulo Sousa, o empresário de Santarém de 53 anos, vai ser…

Vítima mortal de violento acidente na A1 é empresário hoteleiro da zona de Lisboa

João André Pereira, com 35 anos de idade, fundador do grupo “Caseiro”…

Quatro praias fluviais do distrito de Santarém com Bandeira Azul

As praias do Carvoeiro (Mação), Agroal (Ourém), Aldeia do Mato e Fontes…