Pátio Ribatejano é o nome do novo restaurante típico que tem as suas portas abertas desde a passada quarta-feira, dia 10 de Outubro, no Bairro de São Bento, junto à Igreja de Santa Clara, em Santarém.

Propriedade do toureiro Pedro Gonçalves, que se despede das arenas no próximo dia 21, este espaço, que gere com o apoio da sua esposa Ana Paula Fernandes, pretende ser um local de encontro entre as gentes do Ribatejo e quem visita a cidade e a região.

Aliando um conceito familiar à cultura e tradição ribatejanas, com destaque na tauromaquia, tão presente na vida de Pedro Gonçalves com a gastronomia típica do Ribatejo, o Pátio Ribatejano, com decoração a preceito de uma casa de pasto ribatejana, pretende ser uma referencia na cidade.

Toda a decoração foi preparada com recurso a lembranças e memórias de Pedro Gonçalves e da sua família, a ementa preparada tendo em conta as receitas familiares e típicas do Ribatejo, onde se pode encontrar a ‘Massa à Barrão’ ou o Bacalhau assado na brasa, e o arroz doce, entre outros pratos.

Do espaço os proprietários afirmam que os clientes podem esperar o melhor de um conceito diferente do que existe em Santarém, associando um ambiente familiar à cultura, onde não vão faltar apontamentos de dança, de teatro, de proclamação de poesia e de música, nomeadamente de fado.

“Queremos que as pessoas se sintam felizes e venham degustar de boa comida caseira”, afirma Ana Paula Fernandes, ao falar sobre o ambiente do restaurante, “criado com muito amor e muito carinho”.

Foi uma aposta de Pedro Gonçalves, que em toda a sua vida tem almoçado e jantado fora, apaixonado por gastronomia que é, sabendo o que é bom, como referiu ao Correio do Ribatejo. É um sítio para se trazer os amigos e conviver com eles, podendo disfrutar da alegria do espaço e da boa comida, com uma aposta na tradição taurina de Santarém e do Ribatejo, através da profissão de mais de 30 anos de toureiro de Pedro Gonçalves, que pretendeu criar um ambiente acolhedor, valorizando esta arte e esta cultura que, apesar de haver quem não goste, é um marco na cultura portuguesa e tem elevada importância, como apontam.

O principal objectivo foi valorizar aquilo que é Santarém: touros, lezíria, campinos, toureiros e forcados, acrescentando as sevilhanas, uma das paixões de Ana Paula Fernandes.

O Pátio Ribatejano irá servir almoços e jantares, com ementa diária e carta, bem como disponibilizará uma carta de vinhos escolhida pelos proprietários. Pode receber grupos e pretende ser uma referencia na restauração escalabitana, funcionando também como bar e casa de petiscos.

Leia também...

Forças de Segurança “cercam” Tribunal de Santarém

Elementos da PSP e GNR reuniram-se esta terça feira, dia 06, pelas 19:00, junto ao Tribunal de Santarém para exigirem um suplemento de missão…

Homem de 78 anos desaparecido depois de assistido no hospital de Torres Novas

Um homem de 78 anos, doente de Alzheimer, está desaparecido, desde quarta-feira, depois de ter sido assistido nas urgências do hospital de Torres Novas,…

Acordai amigos! O intervalo terminou… por: Francisco Morgado

Está a acabar o tempo em que andamos distraídos com as coisas que o Verão nos proporciona. Desde logo oportunidade de umas férias. Mais…

Quatro detidos pela PSP por infracções rodoviárias e 73 condutores ‘apanhados’ em excesso de velocidade

O Comando Distrital de Santarém da Polícia de Segurança Pública procedeu à detenção de quatro cidadãos por infracções rodoviárias entre os dias 3 e…