O Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Alimentação e Bebidas (SINTAB) vai pedir uma reunião à administração da Aguarela do Mundo, na Chamusca, para apresentar um conjunto de reivindicações quanto às condições de trabalho na empresa, relatadas por trabalhadores.

Num plenário que contou com a presença do secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, os trabalhadores queixaram-se da situação precária em que muitos se encontram há anos, do recurso sistemático a empresas de trabalho temporário, de alterações unilaterais da marcação de férias, do pagamento do subsídio de alimentação a um valor inferior ao negociado, de não ser cumprido o descanso compensatório do trabalho ao domingo, entre outras, disse à Lusa Dionísio Estêvão, do SINTAB.

O sindicalista afirmou que, perante as situações levantadas, vai ser elaborado um documento a ser enviado à administração do Grupo Águas de S. Martinho, ao qual pertence a empresa situada na Chamusca, juntamente com um pedido de reunião.

O administrador do grupo Águas de S. Martinho, Francisco Ferreira, disse à Lusa que a empresa vai corrigir a situação do subsídio de alimentação e que tem sido receptiva em relação a questões “avulsas” que os trabalhadores têm colocado, mostrando alguma surpresa pela realização do plenário e pela presença de Arménio Carlos.

Francisco Ferreira justificou o recurso a trabalho temporário com a sazonalidade do setor das águas, afirmando que no verão a produção praticamente duplica, e admitiu que, em alturas inesperadas de pico, possa haver pedidos para alteração de férias, assegurando, contudo, que a empresa “cumpre a lei” e nunca deixou de pagar os salários.

Dionísio Estêvão afirmou que este foi o primeiro plenário realizado na empresa, criada em 2008, e que tem cerca de 120 trabalhadores.

Leia também...

Hospital de Santarém – Uma homenagem sentida aos ‘homens e mulheres’ da Linha da Frente

Especial 130 anos do Jornal Correio do Ribatejo O mundo mudou há…

Empresário de Santarém é o mandatário nacional da candidatura de André Ventura às presidenciais

Rui Paulo Sousa, o empresário de Santarém de 53 anos, vai ser…

Vítima mortal de violento acidente na A1 é empresário hoteleiro da zona de Lisboa

João André Pereira, com 35 anos de idade, fundador do grupo “Caseiro”…

Quatro praias fluviais do distrito de Santarém com Bandeira Azul

As praias do Carvoeiro (Mação), Agroal (Ourém), Aldeia do Mato e Fontes…