Foto: Município de Abrantes

Projeto foi apresentado no dia 24 de junho, ao abrigo de um memorando de cooperação entre a GNR e a AHBVA, e terá início de funções a 1 de julho de 2025, nas instalações do posto da GNR do Tramagal.

A Câmara Municipal de Abrantes vai instalar um posto avançado de bombeiros no Tramagal, com o intuito de melhorar o socorro às populações e a segurança da indústria instalada na freguesia. Fruto de uma parceria entre o Município de Abrantes e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Abrantes (AHBVA), o posto irá funcionar em parte das instalações do posto da GNR do Tramagal e pretende “melhorar o serviço prestado às populações, além de proporcionar um apoio relevante no incremento e melhoria da segurança da comunidade e da indústria instalada” nesta área do concelho, destacou Manuel Jorge Valamatos, presidente da Câmara Municipal de Abrantes.

A presente iniciativa é um projeto piloto que estará em funcionamento até ao final do ano e que “não irá reduzir a capacidade operacional em Abrantes”, mas irá “somar a capacidade existente, com mais bombeiros, mais profissionais, mais proximidade com a população e mais qualidade no socorro”, defendeu João Furtado, presidente da AHBVA.

O posto avançado terá uma equipa permanente de quatro bombeiros e o apoio de um técnico superior de segurança no trabalho e especialista industrial. Além disso, a unidade contará também como um veículo de combate a incêndios, com capacidade de primeira intervenção em incêndios florestais, rurais e industriais e uma ambulância de emergência para serviço prioritário, equipada com um desfibrilhador automático externo (DAE) e um ‘kit’ especializado para estancar grandes hemorragias.

Para além do posto avançado do Tramagal, a autarquia pretende criar também um posto avançado em Bemposta, a par de um campo de treino na Freguesia do Carvalhal, a instalar na antiga escola básica de São Domingos, com uma sala de formação e um posto avançado. Medidas que, segundo o presidente da Câmara Municipal de Abrantes é uma forma de “democratizar” o território. “Todos os cidadãos são importantes em qualquer ponto do território e temos que ir ao longo do tempo criando as melhores condições para posicionar os meios no terreno capazes de responder às necessidades da nossa população”, concluiu.

Leia também...

‘Sons do Alviela’ animaram IV Mostra de Doces Conventuais no Museu Diocesano

A Escola de Música ‘Sons do Alviela’, de São Vicente do Paúl,…

Município do Cartaxo divulga estabelecimentos abertos e com entregas ao domicílio

A Câmara do Cartaxo publicou nas redes sociais os contactos e horários…
Foto de arquivo

Ocupação hoteleira em Fátima com taxas próximas dos 100% na Páscoa

A ocupação hoteleira em Fátima para o fim de semana da Páscoa…

Final Regional do Poliempreende 2023 no Politécnico de Santarém

Realizou-se hoje, no Politécnico de Santarém, a Final Regional do Poliempreende 2023…