Um tributo a Joaquim Adriano Botas Castanho decorreu na tarde do passado sábado no Círculo Cultural Scalabitano (CCS), integrado nas comemorações dos 70 anos daquela instituição cultural da cidade.
Na sessão foi inaugurada a exposição “Jornais” que assenta na colecção particular do jornal “O Jornal” que Joaquim Botas Castanho cedeu ao CCS e que contou com a presença da família mais próxima e o envolvimento do Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão (CIJVS).
Durante a sessão, o historiador Eurico Gomes Dias proferiu, a convite do CIJVS, a comunicação “O protagonismo dos primeiros jornais portugueses no âmbito da Restauração [1640-1668]”, a apresentação do homenageado pertenceu a Luisa Barbosa e as boas vindas a todos os presentes couberam ao Professor Doutor Martinho Vicente Rodrigues e a Vítor Murta, presidente do CCS.
Joaquim Botas Castanho, falecido a 12 de Julho deste ano, aos 84 anos, era licenciado em Sociologia pelo ISCTE; Cônsul Honorário do Brasil em Santarém; Membro do Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão; Presidente da Assembleia Geral do Círculo Cultural Scalabitano e Presidente da Assembleia Geral do Lar de Santo António da Cidade de Santarém.
Foi Presidente da Comissão de Gestão do Serviço Distrital de Santarém dos Serviços Médico-Sociais; Membro da Comissão Instaladora da Administração Distrital dos Serviços de Saúde; Dirigente da Administração Regional de Saúde de Santarém; Adjunto do Ministro da Saúde; Professor de Sociologia da Escola Superior de Enfermagem; Vereador da Câmara Municipal de Santarém, com funções de Vice-Presidente (1994-2002) e Governador Civil do Distrito de Santarém (em 2009).
As comemorações dos 70 Anos do CCS prosseguem a 7 de Dezembro, às 16h00, no Círculo Cultural, com a homenagem a Eliseu Nunes Raimundo, atribuindo-lhe a título póstumo a distinção de Ilustre Amigo do CCS. Às 18h00, inauguração do presépio: obra criada por António Júlio e às 20h00, jantar de Aniversário dos 70 anos do Círculo Cultural, com a entrega de distinções. A 18 de Dezembro, às 21h30, Gala do Círculo Cultural com entrega de distinções e estreia de “Antes de Fugir”.