A obra foi inaugurada no sábado, dia 26 de Fevereiro, num evento que contou com mais de uma centena de participantes. O percurso inicia-se junto à foz do rio Zêzere, com passagem em Praia do Ribatejo, Castelo de Almourol e Tancos, e termina no parque ribeirinho de Vila Nova da Barquinha.

Luiz Vaz de Camões, Galiana, Castelo e Lampreia eram algumas das designações dos trilhos criados há mais de uma década pelos membros do Grupo de Cicloturismo Barquinhense, de Vila Nova da Barquinha, e que agora deram origem ao Trilho Panorâmico do Tejo. Há muito procurados pelos amantes de BTT de todo o país, os percursos junto aos rios Zêzere e Tejo ganharam fama pela beleza da paisagem natural e do património que os caracterizam.

A Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha uniu todos esses troços que se interligavam entre si e tornou o percurso mais seguro, com a introdução de pontes, passadiços, corrimãos, miradouros e áreas de lazer. A autarquia eliminou barreiras e obteve as respectivas autorizações e expropriações para garantir a passagem em toda a extensão do trilho, entre a foz do Rio Zêzere e Vila Nova da Barquinha.

O Trilho Panorâmico do Tejo foi integrado no projecto Rotas e Percursos do Médio Tejo, uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal. Trata-se de um investimento de cerca de 300 mil euros, financiados em 85% através de fundos comunitários, através do Portugal 2020.

Aquele que é o primeiro percurso pedestre em homologação no concelho de Vila Nova da Barquinha foi integrado da Grande Rota do Tejo e é tecnicamente designado por GR12 E7 – Etapa Panorâmica Tejo – Almourol.

A obra foi inaugurada no sábado, dia 26 de Fevereiro, num evento que contou com mais de uma centena de participantes, com a presença de autarcas e entidades locais, numa iniciativa aberta à população. Fernando Freire, Presidente da Câmara, acompanhado por António Ribeiro, Presidente da Assembleia Municipal, fizeram as honras da casa aos convidados, ciclistas e caminheiros que estrearam oficialmente o novo percurso.

O acontecimento contou com vários apontamentos históricos, momentos de degustação e animação, onde não faltaram personagens como Napoleão, a Rainha D. Maria II e o seu pajem, as lavadeiras da Fonte da Galiana, o Frade Ambrósio, os cavaleiros templários, o calafate e as mulheres do povo.

A organização da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha teve a parceria do Grupo de Teatro da FOS – Formação Ocupacional de Seniores, restaurante Almourol, Galeria Gourmet “O Cantinho” e o apoio da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova da Barquinha.

O Trilho Panorâmico do Tejo está apto a receber visitantes durante todo o ano, que podem percorrê-lo a caminhar ou a pedalar, de forma gratuita. Tem uma extensão de cerca de 10,5 quilómetros à beira rio, num percurso linear com duração aproximada de 2h30m, de grau de dificuldade II (fácil), permitindo aos visitantes um contacto único com a natureza, num cenário de enorme beleza paisagística. Com passagem no Castelo de Almourol, monumento nacional que em 2021 assinalou o seu 850.º aniversário, o trajecto tem o Fluviário Foz do Zêzere, a Igreja Matriz de Tancos, o Parque de Escultura Contemporânea e o Centro de Interpretação Templário como outros pontos fortes deste novo produto turístico, rico em património histórico e natural.

Ainda no concelho de Vila Nova da Barquinha merecem destaque a Igreja Matriz de Atalaia – monumento nacional recentemente alvo de obras de requalificação, o Centro Integrado de Educação em Ciências, a Galeria do Parque (com curadoria da Fundação EDP) ou o roteiro de Arte Pública, um projecto artístico com obras espalhadas pelas ruas das vilas e aldeias de todo o concelho.

Leia também...

2ª Mostra do Turismo do Ribatejo promove oferta turística da região

A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém vai realizar entre 01…

Alentejo e Ribatejo lançam quatro rotas de turismo cultural

Quatro percursos diferenciados com um total de 28 programas compõem as Rotas…

300 empresários emigrantes em França esperados no encontro dos investidores da diáspora em 2021

Trezentos empresários portugueses sediados em França são esperados na 5.ª edição do…

Ocupação hoteleira em Fátima com “números otimistas” para a Páscoa

A presidente da Associação Empresarial Ourém-Fátima (ACISO) disse à agência Lusa que…