O trio da frente do distrital da Associação de Futebol de Santarém mantém a discussão pelo título de campeão acesa com as três equipas a conseguir superar os adversários na 17ª jornada da prova, no domingo, 22 de Janeiro.
O União de Tomar recebeu o CD Torres Novas e goleou por 4-1 com golos de Diogo Pereira (15′, 78′), Pedro Pires (38′) e Leandro Filipe (80′). O golo de honra dos torrejanos foi apontado por Persi Mamede. Os nabantinos são líderes isolados da prova, somando 39 pontos.
O AD Fazendense mantém a perseguição ao líder, com uma desvantagem de apenas dois pontos. Os charnecos receberam o Abrantes e Benfica e conseguiram uma vitória por 3-0. Tiago Mateus abriu o marcador logo aos três minutos na conversão de uma grande penalidade, Rodrigo Neves dobrou a vantagem à passagem do minuto 30 e Lorran Jesus fechou o marcador quando o relógio marcava uma hora de jogo.
O CD Amiense, que fecha o pódio, somando 36 pontos, venceu o GD Samora Correia por 2-1 no Campo da Azenha.
A edição 2022/2023 do distrital tem-se sido renhida entre as equipas que estão no topo da classificação. A diferença entre primeiro e quinto classificado, o GD Samora Correia, que já chegou a liderar a prova, dista de apenas oito pontos, indicando que para já, qualquer uma das equipas da frente pode arrecadar o título de campeão. O União de Tomar segue na liderança (39 pontos) seguido de perto pelo AD Fazendense (37 pontos), CD Amiense (36 pontos), AC Alcanenense (34 pontos) e GD Samora Correia (31 pontos). O Fazendense e o Amiense dependem apenas dos seus próprios resultados para erguer a taça, enquanto as formações de Alcanena e de Samora Correia aguardam que os três da frente percam pontos para os ultrapassar.
Resultados completos da jornada 17: CA Ouriense 5-3 AD Mação; Entroncamento AC 0-1 SL Cartaxo; GD Benavente 0-2 AC Alcanenense; CD Fátima 2-1 CD “Os Águias”; SC Ferreira do Zêzere 3-3 CD Salvaterrense; União de Tomar 4-1 CD Torres Novas; AD Fazendense 3-0 Abrantes e Benfica; CD Amiense 2-1 GD Samora Correia.