O International Wine Challenge (IWC), uma das competições de vinho mais rigorosas, imparciais e influentes do mundo, premiou três vinhos da Companhia das Lezírias, considerando o ‘Tyto alba tinto 2016’ como o melhor vinho português em competição, conferindo-lhe o título “Portuguese Trophy Wine Winner 2020” e colocando-o na lista dos 30 melhores vinhos do mundo.
O IWCa juíza os vinhos através de prova cega, considerando a sua fidelidade ao estilo, região e colheita.
O vinho ‘Tyto alba tinto 2016’, que já havia ganho na 1ª tranche a medalha de ouro, com 95 pontos, viu ser-lhe novamente atribuído o Ouro na categoria “Portuguese Red Trophy”, agora com 96 pontos. Portugal foi este ano o país com o melhor desempenho.
O painel presidido por Brendan Heath e Charles Metcalfe, referiu-se sobre este vinho como “um agradável vinho floral com elegante aroma de violetas, corpo médio e notas profundas de fruta negra e especiarias. Intenso, com hortelã, ameixa e alcaçuz. Profundo, macio, fino e elegante. Acaba com notas de carvalho subtis”.
“O que distingue o International Wine Challenge de qualquer outra competição mundial de vinhos é a forma abertamente democrática como os vinhos são julgados. Orgulhamo-nos de ter juízes especializados de todas as áreas da indústria que provam os vinhos, dando a cada vinho a melhor oportunidade de ser julgado da forma mais justa possível”, comentou a co-presidente, Helen McGinn.
A distinção do Internacional Wine Challenge confere aos vinhos vencedores uma garantia de qualidade.