A União Desportiva de Santarém homenageou esta tarde, no intervalo do jogo frente ao Sporting da Covilhã, que a turma Scalabitana perdeu por uma bola a zero, os Campeões Nacionais da temporada 1974/75.
A cerimónia assinalou o 50.º aniversário da histórica vitória no Campeonato Nacional da III Divisão, onde a equipa de Santarém venceu o Sporting da Covilhã por 2-0, no Estádio Municipal de Leiria, a 1 de Setembro de 1974. Esse triunfo valeu à UDS o seu primeiro título nacional.
Integravam a equipa, à época, Carlos Nunes, José João, Horácio Margal, Horácio Martins, Conceição, Rogério, Júlio Galveias, José Luís, Albano, Armando, Pedro Flávio, Pelarigo, Ribeiro, Paulino, Costa, Vítor Santos, Ernesto, Diogo e os já falecidos Medeiros, Barreiros, Enock, Vítor António, Carlos Duarte e Edmundo.
No decorrer da homenagem, no relvado do Chã das Padeiras, marcaram presença, para além das antigas glórias do clube, o presidente da Câmara Municipal de Santarém, João Teixeira Leite, o presidente da União de Freguesias de Santarem, Diamantino Duarte, e o presidente do clube, Pedro Patrício que numa breve intervenção se dirigiu aos homenageados “que fazem parte da história da U. Santarém, mas também do futuro deste clube”, afirmou.
Já João Leite referiu-se às “velhas glórias” como “fonte de inspiração para a equipa actual”.
“Devemos viver o presente a pensar no futuro, mas não podemos esquecer o passado”, salientou o presidente do Município de Santarém.
A equipa campeã da 3.ª Divisão Nacional na época 1974/75 desfilou de seguida pelo relvado, exibindo a taça conquistada na final, frente ao Sporting da Covilhã que esta tarde venceu a U. Santarém, no campo Chã das Padeiras, por 1-0, um golo apontado aos 30 minutos por intermédio de Gui Paula, num forte remate em posição frontal, a cerca de 25 metros da baliza à guarda de Nuno Hidalgo.
Num jogo completamente dominado pelo Sp. Covilhã a turma Scalabitana nunca se encontrou e raramente levou perigo à baliza do guarda-redes serrano. Pelo contrário, valeu à União a exibição de Nuno Hidalgo que com uma mão cheia de defesas em remates à queima roupa conseguiu evitar que a turma visitante saísse de Santarém com um resultado bem mais confortável.
A União assinou esta tarde a exibição menos conseguida da época, não conseguindo ligar o jogo e acabando a partida sem ter criado uma oportunidade evidente de golo.
Na próxima ronda, a U. Santarém recebe, sexta-feira, 1 de Novembro (feriado), o Oliveira do Hospital, às 15h00, de novo no Campo Chã das Padeiras.
(Ler notícia desenvolvida na edição impressa de 1 de Novembro do Correio do Ribatejo).