Foto ilustrativa
Foto ilustrativa

O Governo autorizou a Unidade Local de Saúde (ULS) da Lezíria a contratar 56 médicos de várias especialidades, entre os quais 25 profissionais recém-especialistas em medicina geral e familiar, anunciou aquele organismo.

Num comunicado, a ULS da Lezíria indicou que 28 vagas pertencem aos cuidados de saúde hospitalares e outras 28 aos cuidados de saúde primários.

No que respeita aos cuidados de saúde hospitalares, a unidade foi autorizada a contratar médicos nas especialidades de medicina interna (cinco), pediatria (dois), urologia (dois) e ortopedia (dois).

Pode ainda contratar um médico para as especialidades de cardiologia, anatomia patológica, patologia clínica, anestesiologia, gastrenterologia, dermatovenereologia, psiquiatria, psiquiatria da infância e adolescência, radiologia, ginecologia/obstetrícia, medicina intensiva, cirurgia geral, pneumologia, angiologia e cirurgia vascular, oftalmologia, oncologia médica e neurologia.

Relativamente aos cuidados de saúde primários, a unidade está autorizada a contratar 25 médicos recém-especialistas em medicina geral e familiar e três da especialidade de saúde pública.

Em entrevista à agência Lusa no início de maio, a presidente da ULS, Tatiana Silvestre, afirmou que a unidade tem “carência de médicos quer de medicina geral, quer em várias especialidades”.

“Queremos ocupar grande parte destas vagas e queremos acreditar que vamos conseguir”, disse na altura.

A ULS da Lezíria do Tejo entrou em funcionamento em fevereiro e é constituída por cerca de dois mil profissionais, entre médicos, enfermeiros, assistentes operacionais e técnicos de auxiliar de saúde.

Presta cuidados de saúde primários, diferenciados e continuados e a sua área de influência abrange os concelhos de Almeirim, Alpiarça, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém.

Leia também...

‘Manecas’, Manuel Ferreira, o artesão de Santarém que leva o bunho a Osaka

Aos 70 anos, Manuel Ferreira prepara-se para representar Portugal na Expo de Osaka 2025, este mês, levando consigo várias peças em bunho e uma…

JMJ: Entroncamento vai acolher 1.830 jovens que usarão o comboio para se deslocarem

A cidade do Entroncamento é, a seguir a Santarém, a que mais peregrinos acolhe para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) na Diocese de…

Centro Cultural Regional de Santarém com ‘rentrée’ em Setembro

Um “passeio fotográfico com história” marca o reinício das actividades do Núcleo de Fotografia do Centro Cultural Regional de Santarém (CCRS). O passeio está…

Rotary Clube de Santarém conclui ano rotário 2024/2025 com balanço positivo e nova presidência

Cerimónia contou com a apresentação de várias atividades e iniciativas desenvolvidas no ano rotário 2024/2025. Maria João Cardoso sucedeu a Margarida Nazareth Barbosa na…