Foto: ULS Lezíria

A Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria) acolheu, no passado dia 26 de Setembro, o encontro “Diretores Clínicos: Liderar a mudança nos Cuidados de Saúde Primários (CSP)”, no auditório do Hospital Distrital de Santarém.

O evento juntou diretores clínicos de todo o país, proporcionando “a partilha de experiências e a reflexão sobre os desafios e oportunidades na área”, refere a ULS Lezíria em Comunicado.

A sessão de abertura foi conduzida por Raquel Landeiro, médica de família da Unidade de Saúde Familiar Vale do Sorraia, em Coruche, e contou com a presença do Conselho de Administração.

A sessão incluiu também as intervenções de Teresa Rodrigues, diretora clínica dos cuidados hospitalares, “que sublinhou a importância da integração dos cuidados” e Alcinda Reis, subdiretora da Escola Superior de Saúde de Santarém, “que falou sobre a parceria entre ensino e prática clínica e anunciou a criação de uma área dedicada a laboratório, ensino e inovação experimental”, descreve a nota de imprensa.

Já Carla Ferreira, enfermeira gestora do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental da ULS Lezíria, apresentou o projeto OficINa, da Associação r.INseRIR, “focado na inclusão através da arte”, enquanto Ana Alexandre Calado, diretora clínica dos CSP, “apresentou a ULS Lezíria, os seus desafios e os projetos da instituição para melhorar a resposta à população”, conta.

A sessão de abertura terminou com um momento musical a cargo da médica interna Beatriz Vital.

A primeira mesa-redonda, moderada por Denise Velho, diretora clínica dos CSP da ULS Região de Leiria, abordou o tema “Futuro da Medicina Geral e Familiar: Motivar, Valorizar e Contratar”.

O debate ficou marcado pelas intervenções de Paula Broeiro, presidente do Colégio da Especialidade de Medicina Geral e Familiar; Gil Correia, tesoureiro da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF); André Biscaia, presidente da Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiar (USF-AN); Jorge Roque da Cunha, presidente do Sindicato Independente dos Médicos (SIM); e Carolina Aranda, interna do 4.º ano de Medicina Geral e Familiar da ULS Lezíria.

Na parte da tarde teve lugar uma mesa-redonda dedicada ao tema “Saúde Digital nos CSP: inovação que simplifica e aproxima o doente”, moderada por Pedro Teixeira, diretor do Serviço de Gestão de Tecnologias de Informação da ULS Lezíria, e por Jorge Martins, enfermeiro responsável pela Comissão Local de Informatização Clínica (CLIC). A intervenção esteve a cargo de Bruna Castro, da Unidade de Sistemas de Cuidados de Saúde / Núcleo de Sistemas Locais da Direção de Sistemas de Cuidados de Saúde.

O evento incluiu também uma visita à OficINa, sediada no Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental, e encerrou com a intervenção da diretora clínica dos Cuidados de Saúde Primários da ULS Lezíria, Ana Alexandre Calado, “que agradeceu a participação de todos e sublinhou a importância de iniciativas como esta”, relata.

O encontro terminou num ambiente de convívio e celebração, com um momento musical protagonizado pelo Rancho Grupo Académico de Danças Ribatejanas.

Leia também...

HDS assina protocolos de hospitalização domiciliária com quatro estruturas residenciais para pessoas idosas do distrito

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) assinou ena passada sexta-feira, dia 30 de Junho, protocolos de colaboração no âmbito da hospitalização domiciliária com quatro…

BE questiona Governo sobre falta de médicos em Ourém

Os deputados do Bloco de Esquerda Fabíola Cardoso e Moisés Ferreira enviaram uma pergunta ao Governo a questionar sobre a falta de médicos na…

Hospital de Vila Franca de Xira pede encaminhamento de doentes para outras urgências devido a surto de covid-19

O Hospital de Vila Franca de Xira, com mais de 40 pessoas infectadas com covid-19, pediu o encaminhamento temporário de doentes que chegam às…

Autarquia instala centro de testes à Covid-19 no centro da cidade de Santarém

Objectivo é reforçar a testagem à população.