Foto: ULS Lezíria

A Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria), acolheu no passado dia 26 de Setembro, o encontro “Diretores Clínicos: Liderar a mudança nos Cuidados de Saúde Primários (CSP)”, no auditório do Hospital Distrital de Santarém.

O evento juntou diretores clínicos de todo o país, proporcionando “a partilha de experiências e a reflexão sobre os desafios e oportunidades na área”, refere a ULS Lezíria em Comunicado.

A sessão de abertura foi conduzida por Raquel Landeiro, médica de família da Unidade de Saúde Familiar Vale do Sorraia, em Coruche, e contou com a presença do Conselho de Administração.

A sessão incluiu também as intervenções de Teresa Rodrigues, diretora clínica dos cuidados hospitalares, “que sublinhou a importância da integração dos cuidados” e Alcinda Reis, subdiretora da Escola Superior de Saúde de Santarém, “que falou sobre a parceria entre ensino e prática clínica e anunciou a criação de uma área dedicada a laboratório, ensino e inovação experimental”, descreve a nota de imprensa.

Já Carla Ferreira, enfermeira gestora do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental da ULS Lezíria, apresentou o projeto OficINa, da Associação r.INseRIR, “focado na inclusão através da arte”, enquanto Ana Alexandre Calado, diretora clínica dos CSP, “apresentou a ULS Lezíria, os seus desafios e os projetos da instituição para melhorar a resposta à população”, conta.

A sessão de abertura terminou com um momento musical a cargo da médica interna Beatriz Vital.

A primeira mesa-redonda, moderada por Denise Velho, diretora clínica dos CSP da ULS Região de Leiria, abordou o tema “Futuro da Medicina Geral e Familiar: Motivar, Valorizar e Contratar”.

O debate ficou marcado pelas intervenções de Paula Broeiro, presidente do Colégio da Especialidade de Medicina Geral e Familiar; Gil Correia, tesoureiro da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF); André Biscaia, presidente da Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiar (USF-AN); Jorge Roque da Cunha, presidente do Sindicato Independente dos Médicos (SIM); e Carolina Aranda, interna do 4.º ano de Medicina Geral e Familiar da ULS Lezíria.

Na parte da tarde teve lugar uma mesa-redonda dedicada ao tema “Saúde Digital nos CSP: inovação que simplifica e aproxima o doente”, moderada por Pedro Teixeira, diretor do Serviço de Gestão de Tecnologias de Informação da ULS Lezíria, e por Jorge Martins, enfermeiro responsável pela Comissão Local de Informatização Clínica (CLIC). A intervenção esteve a cargo de Bruna Castro, da Unidade de Sistemas de Cuidados de Saúde / Núcleo de Sistemas Locais da Direção de Sistemas de Cuidados de Saúde.

O evento incluiu também uma visita à OficINa, sediada no Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental, e encerrou com a intervenção da diretora clínica dos Cuidados de Saúde Primários da ULS Lezíria, Ana Alexandre Calado, “que agradeceu a participação de todos e sublinhou a importância de iniciativas como esta”, relata.

O encontro terminou num ambiente de convívio e celebração, com um momento musical protagonizado pelo Rancho Grupo Académico de Danças Ribatejanas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...
Foto ilustrativa

Unidade Local de Saúde do Médio Tejo aumenta colheita de órgãos para transplantação

A Unidade Local de Saúde do Médio Tejo (ULS Médio Tejo), que…

Alcanena adere ao Programa “Vacinação SNS Local”

Foi aprovada, por unanimidade, na Reunião de Câmara realizada a 19 de…

Escolas Superiores de Santarém recebem rastreio nacional às doenças sexualmente transmissíveis

As Escolas Superiores de Educação, Agrária, Gestão e Tecnologia, e Saúde de…

Lisboa e Vale do Tejo tem 323 surtos activos dos quais 121 nos lares de idosos

A região de Lisboa e Vale do Tejo contabiliza hoje 323 surtos…