A União de Santarém perdeu por 2-1 em casa frente ao Oleiros, numa partida em que podia ter assegurado uma vitória importante. O golo madrugador do Oleiros ditou um jogo a correr atrás do resultado por parte da União de Santarém e apesar da UDS ter tido muitas oportunidades, não as conseguiu concretizar.
União de Santarém (UDS) x ARC Oleiros
Inicio do jogo marcado pelo minuto de silêncio pela morte da primeira arbitra portuguesa a apitar jogos nos escalões principais do futebol português.
O jogo começa com Oleiros no ataque e a conseguir logo um canto no mesmo lance. Após cobrança desse canto, o Oleiros acaba por ganhar um livre directo à entrada da área da UDS e consegue novamente canto. Na cobrança do canto, o bom cruzamento do lateral leva a bola à cabeça de Jardel que não perdoou e marcou o primeiro aos dois minutos de jogo.
A União de Santarém foi empurrando o jogo para a frente com aposta no jogo directo mas sentia dificuldades nas bolas paradas e nas raras vezes que o Oleiros ia para a frente.
A primeira resposta é através de um remate prensado de Stenio Santos, de fora da área, a levar algum perigo à área adversária. Aos trinta minutos de jogo e a UDS vê um penalti a ser assinalado a seu favor, por mão na bola do adversário após a cobrança de um livre directo muito tenso. Sténio não falhou a marcação do pontapé de penalti deixando o guarda-redes pregado ao relvado e empata o jogo a uma bola. UDS fica a pedir novo penalti aos 35 minutos de jogo por mão na bola de um defesa do Oleiros mas a equipa de arbitragem assim não o entendeu e marcou canto.
Já depois dos 40 minutos, Leo conseguiu recuperar a bola no meio campo e isolar Mendonça, que apesar de estar bem posicionado, acabou por perder a bola para o guarda-redes depois de pressionado pelo adversário.
As equipas foram para o intervalo com o resultado empatado a 1-1 mas pelo que a União de Santarém fez merecia mais que apenas um golo.
A segunda parte começa com uma boa jogada de entendimento entre Medina e Leo que criou problemas ao adversário que só foi parada já perto da baliza. Pouco tempo depois, Mendonça tem um falha incrível no coração da área, o avançado consegue fazer um bela recepção mas no remate em rotação vê a bola a ir muito por cima da baliza de Norbert.
O Oleiros acaba por chegar à vantagem por intermédio de André Farinha, que recebe a bola de um lançamento longo na entrada da área. O jogador consegue fintar Gonçalo e faz o 1-2 para a equipa visitante. Mais tarde, Duvan Guerra perde uma oportunidade flagrante de aumentar a vantagem para a equipa do Oleiros. O avançado ultrapassou toda a defesa da UDS e rematou ao poste.
Já noutro momento do jogo, Leo fica à boca da área na ressaca de um canto mas o remate do extremo sai muito por cima. Mais tarde, um cruzamento de Serginho quase que resulta no golo de empate da UDS, com Diogo Fernandes a cabecear à baliza e Norbert a desviar para o poste.
Pouco depois, o Oleiros quase matava o jogo mas um grande intervenção de Gonçalo evitou o pior.
O jogo partiu muito a partir da compensação com ataques divididos entre as equipas.
Arbitragem irregular de José Almeida que ao não ajuizar bem alguns lances permitiu um jogo duro de parte a parte.
Fotos João Moreira/Correio do Ribatejo
Na próxima ronda a União desloca-se a Oliveira do Hospital para defrontar o Futebol Clube de Oliveira do Hospital.
Ficha do Jogo:
Árbitro: José Almeida, assistido por Flávio Ramos e Tiago Silva, da AF Lisboa.
U. Santarém, SAD: Gonçalo, Nuno Longo (Tomás Cardoso, 70′), Yannick Medina, Hugo Grilo e Cajarana (Serginho, 70′), Ganhão, Stenio, Tiago Baptista (João Martins, 80′) Leo, Mendonça e Diogo Fernandes
Suplentes não utilizados: Diogo Ferreira, Rodrigo Dias e Allan Santos.
Treinador: André Luís.
Oleiros: Norbert, Farinha, Jardel, Samir, Luís Martins, Tiago Gomes, Guilherme, Jimmy, Lago (Michael, 74′), Matheus Barbosa (Flavinho, 72′) e Duvan Guerra (Adriel, 82′).
Suplentes não utilizados: Pedro Dias, Laia, Emerson e Ari.
Treinador: David Caldeira.
Acção disciplinar do árbitro: Cartões amarelos para Diogo Fernandes (17′), Medina (25′) Luís Martins (34′), Tiago Baptista (80′), Nobert (89′) e Sténio (90’+3)
Golos: 0-1 Luís Martins (2’), 1-1 Sténio Santos (32′) e André Farinha (60′)
Ao intervalo: 1-1
Resultado final: 1-2