Num dos terrenos mais difíceis da Série C do Campeonato de Portugal, em virtude das (más) condições do seu sintético, a UD Santarém conseguiu uma goleada por 4-0 frente ao Mortágua FC. Apesar da dificuldade que se perspectivava à entrada para este jogo, os comandados de Carlos Fernandes confirmaram o favoritismo e decidiram logo cedo o destino da partida. A equipa escalabitana entrou decidida, impondo um ritmo elevado no jogo e demonstrou uma grande eficácia na hora da finalização.
Logo aos 13 minutos, numa excelente combinação no lado esquerdo do ataque da U. Santarém, João Pinto efectuou um cruzamento milimétrico para o centro da pequena área, onde apareceu Adul Seidi a cabecear para o fundo das redes da baliza adversária. Ao minuto 21, e novamente sobre o lado esquerdo do seu ataque, Miguel Lopes cruzou para a zona do segundo poste onde encontrou um imponente Nhayson que saltou mais alto que qualquer outro jogador, cabeceando o esférico para o interior da baliza defendida por Pedro Simões. Estava feito o 2-0. À meia hora de jogo, a U. Santarém viria a ampliar a vantagem através de uma rápida transição ofensiva, onde veio ao de cima a excelente qualidade individual de Miguel Lopes, que sozinho conseguiu desembraçar-se de dois adversários e rematar forte e colocado para a baliza. O marcador registava agora 3-0 favorável à equipa visitante, resultado que se manteria até ao intervalo.
Mas o Mortágua não virou a cara à luta e entrou determinado em reverter este resultado negativo. Os primeiros 15 minutos do segundo tempo foram de domínio da equipa local, chegando a beneficiar de duas grandes oportunidades de golo. A mais flagrante deu-se por volta do minuto 60, após a cobrança de um pontapé de canto, com Josué Duverger a ler mal a trajectória da bola e ter uma saída em falso que permitiu que a bola caísse nos pés de um jogador adversário. Com Josué fora da sua baliza, o jogador do Mortágua rematou forte, mas encontrou um corajoso Bastian que cortou a bola de cabeça mesmo em cima da linha de baliza. E este acabaria por ser um lance capital para as contas finais da partida. Não conseguiu reduzir a equipa da casa, aproveitou a equipa visitante para selar o resultado ao minuto 68. Uma vez mais sobre o seu lado esquerdo, surgiu um cruzamento que encontrou Diogo Balau a atacar o segundo poste e a empurrar a redondinha para o fundo da baliza, acabando com quaisquer dúvidas que ainda pudessem haver em relação ao desfecho final da partida.
Oitavo jogo seguido sem perder desde que Carlos Fernandes assumiu o comando técnico da U. Santarém, o terceiro sem sofrer golos. Este resultado permite à U. Santarém assumir finalmente a liderança do campeonato ao fim de longas 19 jornadas (ainda que à condição, pois os seus adversários directos têm jogos a menos), beneficiando da derrota do Alverca B diante o Marinhense. No próximo domingo haverá derby ribatejano no Campo Chã das Padeiras entre U. Santarém e Alverca B, naquele que poderá ser um jogo decisivo para as contas por um lugar na fase de subida.