A União Desportiva de Santarém SAD venceu por 2-1 o Caldas SC, na manhã deste domingo, em jogo a contar para a 17.ª Jornada do Campeonato de Portugal, Série F, disputado no Campo da Mata, nas Caldas da Rainha, com Gilson a bisar na partida (5’ e 81’). Pelo Caldas marcou João Rodrigues à passagem do minuto 49.

Um golo madrugador apontado por Gilson logo aos cinco minutos começou a construir uma vitória sofrida mas justa, que teve alguns contratempos. Desde logo a lesão do guarda-redes Nuno Hidalgo, forçado a abandonar a partida aos 24 minutos ainda no primeiro tempo, rendido por Titinho.

Três minutos depois, novo susto para as hostes escalabitanas, com Titinho a ser pisado na área e a ter de receber assistência, quando não havia mais alternativas para a baliza da União. As assistências ao guarda-redes escalabitano foram uma constante durante toda a partida. Apesar de tudo, conseguiu recuperar, o reforço ex-Condeixa, e até foi decisivo ao segurar a vantagem até ao intervalo quando aos 33 minutos fez uma defesa vistosa a remate de cabeça de Isabelinha.

Antes, aos 27 minutos, Varela numa jogada de insistência pelo corredor esquerdo, teve perto de aumentar a vantagem para a União de Santarém, mas o remate do lateral bateu no poste esquerdo da baliza do Caldas SC, à guarda de Luís Paulo.

Ainda no primeiro tempo o técnico José Vala, da turma da casa, viu-se obrigado a mexer, com a saída de André Santos, a ressentir-se de uma lesão, para a entrada de André Simões (44’).

No derradeiro minuto do tempo de compensação, Allan Peixoto numa disputa de bola leva a mão à cara de Isabelinha, mas do livre não resultou perigo para a baliza à guarda de Titinho.

No segundo tempo, começou melhor o Caldas que chegaria à igualdade logo no minuto quatro por intermédio de João Rodrigues que aparece na pequena área a desviar para o fundo das redes um cruzamento de Isabelinha.

O primeiro quarto de hora do segundo tempo foi o melhor período da equipa da casa que entrou determinada em alterar a seu favor o resultado da partida, mas foram da União as melhores oportunidades para chegar de novo à vantagem.

Aos 61’, Claudio Tavares arranca um cruzamento na direita e Gilson, dentro da pequena área, desvia de cabeça mas ao lado da baliza de Luis Paulo. O lance repetiu-se quatro minutos depois com outros intervenientes: Vasco Lopes cruzou e João Monteiro proporcionou boa defesa ao guarda-redes da casa.

Aos 72’, Nuno André obriga Luis Paulo a nova defesa apertada, com os punhos para canto, e na sequência deste a bola volta a beijar os postes da baliza do Caldas.

Com um terreno de jogo cada vez mais difícil para ambas as equipas, Acácio Santos refrescou o ataque, com as entradas de Kalika e Junior Bala para as saídas de Monteiro e Flavinho (75’) e foi mesmo Junior Bala que na esquerda do ataque da União, aos 81’, fugiu aos defesas contrários e cruzou para Gilson encostar para o fundo das redes e a dar mais três saborosos pontos à equipa da União.

O Caldas também mexeu, com Eustáquio e Marcos a renderem os esgotados Perre e Isabelinha (77’), enquanto na União, aos 85’, Iuri Gomes e João Fernandes foram a jogo, rendendo Vasco Lopes e Gilson, este último em destaque na partida pelos dois golos apontados no sempre difícil Campo da Mata.

Já na recta final da partida chegaram os cartões amarelos mostrados a Kiki Ballack (74’), Marcelo (79’), Nuno André (85’), Varela (90’+2’), Alan Peixoto (90’+3’) e André Simões (90’+4’).

Ao vencer nas Caldas a União subiu, provisoriamente e à condição, ao segundo posto da tabela classificativa, com 29 pontos em 15 jogos, à frente do Alverca que esta tarde recebe o Sintrense e a três pontos do Torreense que soma 32 pontos mas em 13 partidas disputadas e que esta tarde recebe o Lourinhanense.

Na próxima quarta-feira, dia 24, a União de Santarém desloca-se a Almeirim para acerto de calendário e no domingo, dia 28, recebe o líder Torreense no Campo Chã das Padeiras, jogo grande à vista entre equipas do pódio nesta Série F.

Leia também...

Atleta do Santarém Basket Clube morre aos 13 anos de idade

Henrique Francisco, atleta do Santarém Basket Clube, faleceu no passado domingo, 11…

Atleta do Vale de Santarém assina contrato profissional com o SL Benfica

Henrique Sá iniciou o seu percurso desportivo no SL Cartaxo.

Benfica do Ribatejo incrédulo com decisão da Associação de Futebol de Santarém

O Grupo Desportivo de Benfica do Ribatejo está incrédulo com a resposta…

Par de Santarém conquista recorde para Portugal no Campeonato do Mundo das 10Danças

O par Francisco Ramos & Leonor Gonçalves conquistou o 13º lugar na…