A União Desportiva de Santarém SAD venceu por 2-1 o Caldas SC, na manhã deste domingo, em jogo a contar para a 17.ª Jornada do Campeonato de Portugal, Série F, disputado no Campo da Mata, nas Caldas da Rainha, com Gilson a bisar na partida (5’ e 81’). Pelo Caldas marcou João Rodrigues à passagem do minuto 49.

Um golo madrugador apontado por Gilson logo aos cinco minutos começou a construir uma vitória sofrida mas justa, que teve alguns contratempos. Desde logo a lesão do guarda-redes Nuno Hidalgo, forçado a abandonar a partida aos 24 minutos ainda no primeiro tempo, rendido por Titinho.

Três minutos depois, novo susto para as hostes escalabitanas, com Titinho a ser pisado na área e a ter de receber assistência, quando não havia mais alternativas para a baliza da União. As assistências ao guarda-redes escalabitano foram uma constante durante toda a partida. Apesar de tudo, conseguiu recuperar, o reforço ex-Condeixa, e até foi decisivo ao segurar a vantagem até ao intervalo quando aos 33 minutos fez uma defesa vistosa a remate de cabeça de Isabelinha.

PUBLICIDADE

Antes, aos 27 minutos, Varela numa jogada de insistência pelo corredor esquerdo, teve perto de aumentar a vantagem para a União de Santarém, mas o remate do lateral bateu no poste esquerdo da baliza do Caldas SC, à guarda de Luís Paulo.

Ainda no primeiro tempo o técnico José Vala, da turma da casa, viu-se obrigado a mexer, com a saída de André Santos, a ressentir-se de uma lesão, para a entrada de André Simões (44’).

No derradeiro minuto do tempo de compensação, Allan Peixoto numa disputa de bola leva a mão à cara de Isabelinha, mas do livre não resultou perigo para a baliza à guarda de Titinho.

No segundo tempo, começou melhor o Caldas que chegaria à igualdade logo no minuto quatro por intermédio de João Rodrigues que aparece na pequena área a desviar para o fundo das redes um cruzamento de Isabelinha.

O primeiro quarto de hora do segundo tempo foi o melhor período da equipa da casa que entrou determinada em alterar a seu favor o resultado da partida, mas foram da União as melhores oportunidades para chegar de novo à vantagem.

Aos 61’, Claudio Tavares arranca um cruzamento na direita e Gilson, dentro da pequena área, desvia de cabeça mas ao lado da baliza de Luis Paulo. O lance repetiu-se quatro minutos depois com outros intervenientes: Vasco Lopes cruzou e João Monteiro proporcionou boa defesa ao guarda-redes da casa.

Aos 72’, Nuno André obriga Luis Paulo a nova defesa apertada, com os punhos para canto, e na sequência deste a bola volta a beijar os postes da baliza do Caldas.

Com um terreno de jogo cada vez mais difícil para ambas as equipas, Acácio Santos refrescou o ataque, com as entradas de Kalika e Junior Bala para as saídas de Monteiro e Flavinho (75’) e foi mesmo Junior Bala que na esquerda do ataque da União, aos 81’, fugiu aos defesas contrários e cruzou para Gilson encostar para o fundo das redes e a dar mais três saborosos pontos à equipa da União.

O Caldas também mexeu, com Eustáquio e Marcos a renderem os esgotados Perre e Isabelinha (77’), enquanto na União, aos 85’, Iuri Gomes e João Fernandes foram a jogo, rendendo Vasco Lopes e Gilson, este último em destaque na partida pelos dois golos apontados no sempre difícil Campo da Mata.

Já na recta final da partida chegaram os cartões amarelos mostrados a Kiki Ballack (74’), Marcelo (79’), Nuno André (85’), Varela (90’+2’), Alan Peixoto (90’+3’) e André Simões (90’+4’).

Ao vencer nas Caldas a União subiu, provisoriamente e à condição, ao segundo posto da tabela classificativa, com 29 pontos em 15 jogos, à frente do Alverca que esta tarde recebe o Sintrense e a três pontos do Torreense que soma 32 pontos mas em 13 partidas disputadas e que esta tarde recebe o Lourinhanense.

Na próxima quarta-feira, dia 24, a União de Santarém desloca-se a Almeirim para acerto de calendário e no domingo, dia 28, recebe o líder Torreense no Campo Chã das Padeiras, jogo grande à vista entre equipas do pódio nesta Série F.

PUBLICIDADE
Leia também...

Árbitro ribatejano apita jogo entre Estrela da Amadora e SL Benfica

João Bento, árbitro da Associação de Futebol de Santarém, vai apitar o…

Benfica do Ribatejo incrédulo com decisão da Associação de Futebol de Santarém

O Grupo Desportivo de Benfica do Ribatejo está incrédulo com a resposta…

Jogador do Alverca caiu inanimado no jogo contra o U. Almeirim

O jogador do Alverca Alex Apolinário caiu hoje inanimado durante o jogo…

Morreu jogador do Alverca Alex Apolinário

 O futebolista brasileiro Alex Apolinário, do Alverca, morreu esta quinta-feira, 7 de…