A Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) está em crescimento em número de doentes e em área geográfica, desde a sua criação em Junho de 2019.
Desde o final de Junho do ano passado, que os doentes seguidos no Hospital Distrital de Santarém (HDS) que reúnem um determinado conjunto de critérios clínicos, sociais e geográficos podem estar internados no conforto do seu domicílio.
A cobertura geográfica tem vindo a ser alargada e, neste momento, a UHD interna doentes no concelho de Santarém, mas também noutros locais, nomeadamente Alpiarça, Almeirim, Rio Maior e Cartaxo. Até ao final do mês de Outubro de 2020, foram internados 128 doentes, percorridos 41864 quilómetros, e realizadas 1818 visitas por enfermeiros e 420 por médicos.
Neste período, os diagnósticos mais frequentes foram, em primeiro lugar, a infecção do tracto urinário (pielonefrite, cistite), seguindo-se a infecção do tracto respiratório (pneumonia), a erisipela, as otites e a úlcera/ferida infectada.
“Os doentes que têm beneficiado desta alternativa ao internamento convencional têm-se mostrado muito satisfeitos. Por outro lado, há cada vez mais médicos de diferentes especialidades a referenciar à UHD”, salienta o salienta Yahia Abuowda, especialista em MI, integrado no projeto desde 2019, e que está neste momento em exclusividade na UHD.
Ilda Veiga, coordenadora de enfermagem do projeto, destaca que uma das mais-valias é sobretudo o facto de os “doentes estarem em casa e portanto, defendidos de contrair infecções associadas aos cuidados de saúde”.
Em termos práticos e logísticos, neste momento de pandemia outra vantagem desta modalidade de internamento é justamente aumentar a capacidade de vagas e camas hospitalares, assim a área geográfica o permita.
Actualmente, a equipa é constituída por um médico em dedicação exclusiva, contando com a colaboração de outros seis médicos e seis enfermeiros e entre as 00h00 e as 8h00 está um médico e um enfermeiro de prevenção para qualquer necessidade.
Além disso, conta com o apoio do Serviço Social, da Farmácia e da Administradora Hospitalar responsável pelo Departamento de Medicina.