A Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) está em crescimento em número de doentes e em área geográfica, desde a sua criação em Junho de 2019.

Desde o final de Junho do ano passado, que os doentes seguidos no Hospital Distrital de Santarém (HDS) que reúnem um determinado conjunto de critérios clínicos, sociais e geográficos podem estar internados no conforto do seu domicílio.

A cobertura geográfica tem vindo a ser alargada e, neste momento, a UHD interna doentes no concelho de Santarém, mas também noutros locais, nomeadamente Alpiarça, Almeirim, Rio Maior e Cartaxo. Até ao final do mês de Outubro de 2020, foram internados 128 doentes, percorridos 41864 quilómetros, e realizadas 1818 visitas por enfermeiros e 420 por médicos.

Neste período, os diagnósticos mais frequentes foram, em primeiro lugar, a infecção do tracto urinário (pielonefrite, cistite), seguindo-se a infecção do tracto respiratório (pneumonia), a erisipela, as otites e a úlcera/ferida infectada.

“Os doentes que têm beneficiado desta alternativa ao internamento convencional têm-se mostrado muito satisfeitos. Por outro lado, há cada vez mais médicos de diferentes especialidades a referenciar à UHD”, salienta o salienta Yahia Abuowda, especialista em MI, integrado no projeto desde 2019, e que está neste momento em exclusividade na UHD.

Ilda Veiga, coordenadora de enfermagem do projeto, destaca que uma das mais-valias é sobretudo o facto de os “doentes estarem em casa e portanto, defendidos de contrair infecções associadas aos cuidados de saúde”.

Em termos práticos e logísticos, neste momento de pandemia outra vantagem desta modalidade de internamento é justamente aumentar a capacidade de vagas e camas hospitalares, assim a área geográfica o permita.

Actualmente, a equipa é constituída por um médico em dedicação exclusiva, contando com a colaboração de outros seis médicos e seis enfermeiros e entre as 00h00 e as 8h00 está um médico e um enfermeiro de prevenção para qualquer necessidade.

Além disso, conta com o apoio do Serviço Social, da Farmácia e da Administradora Hospitalar responsável pelo Departamento de Medicina.

Leia também...

“Desejo-vos umas festas felizes, em segurança, de modo que o novo ano seja, mais do que nunca, um ano melhor para todos”

Anabela Freitas – Câmara Municipal de Tomar O que está pensado no município para assinalar esta quadra? Temos a decorrer a campanha Tomar Natal…

Parlamento chumba eliminação de portagens na A23

O parlamento chumbou hoje os projectos de resolução do PCP, BE e PEV que recomendavam a eliminação das portagens nas autoestradas A23, A24 e…

Downhill urbano de volta à vila de Alcanede já neste domingo

A Associação Desportiva de Aldeia da Ribeira (ADAR), de Alcande, vai, uma vez mais, organizar uma prova de Downhill Urbano (descida de bicicleta de…

Acidente de trabalho provoca um morto em fábrica de transformação de tomate

Um homem, com cerca de 70 de idade, morreu esta quinta-feira, dia 8 de Agosto, após cair acidentalmente num tanque na fábrica de transformação…