A sessão de abertura do novo ano lectivo contou com uma oração de sapiência proferida pelo Dr. Carlos Galelo, com o tema A Comunidade Europeia.

O presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, João Ferreira Heitor destacou a importância da instituição na comunidade, pelas oportunidades que cria para os seus alunos, que nesta altura ultrapassam a centena de inscrições, referindo também o exemplo e referência que são para a comunidade, pela sua história de vida e pela forma como encaram o futuro, com otimismo e energia.

João Ferreira Heitor desejou a alunos, docentes e directores, o maior sucesso neste seu percurso académico e associativo, valorizando a decisão de participação nestas dinâmicas, que por sua vez contribui para melhorar e prolongar as capacidades físicas e intelectuais dos participantes.

Na sessão de abertura do ano lectivo intervieram ainda, António Gaspar, Presidente da mesa da Assembleia Geral da Associação Pró Envelhecimento Activo e Jorge Rodrigues, Presidente da Direção da Universidade Sénior do Cartaxo.

Na abertura do ano lectivo 2022-2023, a Universidade apresentou uma oferta curricular extensa, quer na área da expressão artística, com aulas de desenho e pintura, teatro, música – onde se destacam as aulas de cavaquinho e a Tuna –, fotografia ou artes manuais, quer área do ensino de línguas estrangeiras com aulas de italiano, espanhol, inglês e língua portuguesa. As novas tecnologias também estão presentes na oferta curricular, com aulas de informática nível I e nível II.

A saúde e o bem-estar não foram esquecidas, com aulas de Chi Kung, ginástica de manutenção ou alimentação e saúde, para além de actividades como as danças de salão que integram quer a área de expressão artística, quer de actividade física.

Em áreas mais ligadas ao estudo teórico, destacam-se as aulas de cidadania, direito e justiça, história da arte e ainda, de enologia e o espaço de conversas e diálogos, que partem da base teórica com vista à concretização prática.

Leia também...

Quase metade dos fogos rurais no Médio Tejo este ano com causa intencional

Quase metade dos incêndios rurais registados este ano no Médio Tejo teve causa intencional, seguindo-se os fogos com origem negligente, disse hoje o comandante…

Ex-administradores do BES querem provar não haver matéria para multas de 2,8 ME

Os ex-administradores do BES que recorreram de coimas de 2,8 milhões de euros aplicadas em Janeiro pela CMVM, no âmbito do aumento de capital…

“Da Terra à Mesa” é o tema do Cortejo Histórico e Etnográfico de Coruche

O Cortejo Histórico e Etnográfico de Coruche é organizado pelo Município de Coruche, todos os anos, no dia 17 de Agosto – feriado municipal,…

Casa da Cidadania Salgueiro Maia já recebeu mais de 12 mil visitantes

Mais de 12.000 pessoas já visitaram a Casa da Cidadania Salgueiro Maia, em Castelo de Vide (Portalegre), desde que foi inaugurada, a 01 de…