Foto de arquivo
Foto de arquivo

A urgência pediátrica da Unidade Hospitalar de Torres Novas do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) vai encerrar quinzenalmente, aos fins de semana, nos meses de julho, agosto e setembro, anunciou hoje aquela instituição hospitalar.

Num comunicado, o CGMT justificou este encerramento com o período de férias dos profissionais de saúde e a escassez de pediatras para completar as escalas na Urgência Pediátrica.

“Apesar dos esforços dos profissionais de saúde do Serviço de Pediatria do CHMT para garantir o funcionamento ininterrupto do Serviço de Urgência Pediátrica, não foi possível em tempo útil ultrapassar constrangimentos excecionais que envolvem dois elementos da equipa médica, que, aliados ao período de férias de verão dos profissionais de saúde, adicionaram maior complexidade nas escalas do Serviço de Urgência”, indicou o CHMT, que abrange os hospitais de Abrantes, Tomar e Torres Novas, todos no distrito de Santarém.

Por isso, a urgência pediátrica da Unidade Hospitalar de Torres Novas “vai estar em situação de contingência planeada, operando em rede com as instituições hospitalares da região”, com o atendimento permanente a estar “encerrado de forma programada, quinzenalmente, aos fins de semana, durante os três meses de verão”, de julho a setembro.

Durante esse período, “os médicos pediatras que se encontram ao serviço do CHMT garantem apenas apoio à urgência interna e aos doentes já admitidos na instituição”, lê-se no comunicado.

“Os doentes emergentes da região do Médio Tejo que necessitem de assistência inadiável e transporte de ambulância serão reencaminhados diretamente pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), através do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), para o Hospital Distrital de Santarém (HDS) ou para o Centro Hospitalar do Oeste, em Caldas da Rainha”, acrescentou.

O CHMT diz ainda que “os pais das crianças que não tenham conhecimento” daqueles “constrangimentos excecionais” terão sempre garantido “o registo, observação e triagem da criança, para apurar da gravidade da sua condição de saúde”.

Após a observação da criança pelos profissionais de saúde, “se esta exigir transferência hospitalar para outra unidade, a mesma será assegurada pelo CHMT, com o respetivo acompanhamento por profissionais da instituição especializados em saúde infantil”, de modo a assegurar “segurança e confiança”, num trabalho de articulação em rede, afirmou o CHMT.

O Centro Hospitalar conclui afirmando que “lamenta o inconveniente provocado à população por esta situação, que é excecional, e para a qual a administração continua a tentar encontrar uma solução”.

Segundo uma deliberação da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS), oito das 14 urgências de pediatria da região de Lisboa vão estar abertas 24 horas no verão, entre julho e setembro, três vão encerrar às 21:00 e outras têm constrangimentos previstos, como é o caso do CHMT.

Constituído pelas unidades hospitalares de Abrantes, Tomar e Torres Novas, separadas geograficamente entre si por cerca de 30 quilómetros, o CHMT funciona em regime de complementaridade de valências, abrangendo uma população na ordem dos 266 mil habitantes de 11 concelhos do Médio Tejo, a par da Golegã, da Lezíria do Tejo, também do distrito de Santarém, Vila de Rei, de Castelo Branco, e ainda dos municípios de Gavião e Ponte de Sor, ambos de Portalegre.

Leia também...

IPMA mantem aviso amarelo para Santarém até quinta-feira

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) estendeu o aviso amarelo para Bragança e Guarda devido à previsão de tempo frio até…

“O W Shopping é muito mais do que um conjunto de lojas”

  O W Shopping, em Santarém, assinala este fim-de-semana o 15º Aniversário da sua inauguração. Desde a sua abertura ao público, tem-se afirmado como…

António Alves Redol e a Glória do Ribatejo, “uma ilha no Ribatejo”

António Alves Redol foi recordado sexta-feira à tarde no âmbito da Festa das Artes e das Tradições Populares do Mundo que decorre até domingo…

Bombeiros Municipais de Santarém com Quartel aberto no Jardim da Liberdade

Os Bombeiros Municipais de Santarém promovem a iniciativa “Quartel Aberto”, no próximo dia 13 de Dezembro, entre as 09h00 e as 12h30, uma exposição…