A V Gala de Homenagens da Associação de Ginástica do Distrito de Santarém (AGDS) decorreu a 29 de Maio (quarta-feira), em Almeirim, durante um jantar onde foram prestadas homenagens a ginastas, treinadores, juízes e clubes que mais se distinguiram no Ciclo Olímpico de 2020 a 2023, a nível Distrital, Nacional e Internacional.

“Hoje é um dia muito especial para a Associação de Ginástica de Santarém, pois celebramos não só as conquistas individuais dos nossos ginastas, mas também os feitos da nossa associação”, salientou Victor Varejão.

“Chegar aos 20 clubes e aos 1900 ginastas filiados é um marco histórico desde a nossa fundação. É um testemunho do nosso crescimento e dedicação ao desenvolvimento da ginástica no distrito”, salientou o presidente da AGDS.

Foi ainda lembrado pelo dirigente que ao longo da última década, a AGDS apoiou a ginástica distrital “com mais de 200 mil euros”, um montante distribuído “em apoios directos a inscrições em campeonatos, participações internacionais, cursos pagos integralmente aos juízes, selecções distritais, entre outros benefícios”, refere.

Continuar a crescer e a desenvolver a ginástica no distrito é o objectivo da AGDS, uma tarefa que, considera o seu presidente, “não será uma tarefa fácil, mas com o vosso apoio e dedicação, sei que seremos capazes de alcançar grandes feitos”, considera.

Victor Varejão desejou que a Gala fosse um momento de inspiração para os desafios que se levantam à modalidade.

Dirigindo-se aos ginastas presentes, o dirigente lembrou que “cada salto, cada acrobacia, cada movimento executado com precisão e graça revelam o compromisso que têm com a vossa arte. Os vossos treinadores também merecem uma palavra de reconhecimento, pelo incansável esforço e dedicação que têm em vos ajudar a alcançar o vosso máximo potencial”, sublinhou.

Uma palavra ainda para os clubes que “desempenham um papel fundamental no vosso sucesso” e para os juízes, que com “a sua imparcialidade e rigor contribuem para que a competição seja mais justa e mais transparente”.

No decorrer da Gala os ginastas foram distinguidos por terem sido Campeões Distritais, 1.º, 2.º ou 3.º Lugar Individual a nível Nacional e por terem participado em Campeonatos da Europa, Campeonatos do Mundo por Grupos de Idades ou Campeonatos do Mundo. Os Treinadores e os Clubes foram homenageados pelo mérito de terem contribuído para que os Ginastas tenham obtido os resultados referidos. Os Juízes foram homenageados caso tenham sido convocados para ajuizar em Torneios Internacionais, Campeonatos da Europa, Campeonatos do Mundo por Grupos de Idades e Campeonatos do Mundo.

Por fim, o presidente da AGDS chamou ao palco um grupo de individualidades ligadas à Ginástica: Cândido Azevedo, Carlos Matias, Cristina Mendes e Luís Arrais.

Leia também...

União de Santarém e Fátima empatam e União de Almeirim perde no Campeonato de Portugal

Foto: Caldas SC A jornada 6 da série F do Campeonato de Portugal (CP) não foi feliz para os clubes da região que somaram…

Estádio Municipal de Rio Maior recebe novo relvado antes do arranque da I Liga

O Estádio Municipal de Rio Maior, onde o Casa Pia vai alinhar como anfitrião pela terceira época seguida, receberá um novo relvado antes da…

Leangel Linarez vence primeira etapa ao sprint, Rafael Reis segue líder

O ciclista venezuelano Leangel Linarez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) venceu hoje ao sprint a primeira etapa da Volta a Portugal, numa chegada a Ourém em que…

“Nora das Faias” e “Irina-F” são campeãs da ExpoÉgua

A Poldra Lusitana de dois anos, “Nora das Faias”, do Criador Luís Filipe Marques Bastos e propriedade da Coudelaria Luís Bastos, venceu o Prémio…